Causas de morte de oliveiras, prevenção e soluções

a azeitona (onda europeia) é uma pequena árvore perene, e seus frutos jovens podem ser consumidos crus ou depois de conservados como refrigerante. A fruta madura é espremida e o óleo é extraído em azeite que pode ser usado para diversos fins. As azeitonas são membros da tribo Oleaceae. Outros tipos podem ser encontrados na Ásia e na área do Mediterrâneo. Esta planta ainda está relacionada ao jasmim.”Jasmim sambac” .

No inverno, a oliveira confunde principalmente os jardineiros porque a maior parte dela perde suas folhas. Isso pode ser devido a várias coisas que levam a estratégias drásticas de sobrevivência. Portanto, os danos às oliveiras podem ser tomados como um sinal de alarme que requer ação imediata. A seguir estão as causas comuns de folhas amarelas e caídas que podem causar a morte da oliveira, continue lendo este artigo completo para encontrar soluções úteis para resolver o problema.

oliveiras morrendo

Causas da morte de oliveiras e como resolvê-lo

Em seu alcance natural ao longo do Mediterrâneo, as oliveiras podem desfrutar de 12 horas de sol ou mais. Bem, por exemplo, no norte dos Alpes, as oliveiras não têm horas de sol, o que é um problema. Geralmente em áreas de inverno com pouca luz, as folhas ficam amarelas e caem e até morrem. Quanto maior a temperatura ambiente na sala, mais drástica será a queda das folhas.

Para resolver isso, você pode colocar a panela em um local ensolarado com temperatura entre 5-10 graus Celsius, para superar as necessidades de luz mais altas, você pode usar uma lâmpada de planta e ligá-la todos os dias por pelo menos 8-10 horas e use o acesso a luzes especiais com um espectro de luz vermelho-azul. e de 14 a 15 watts de potência.

A rega intensa no inverno fará com que as folhas da oliveira fiquem amarelas e caiam.

As folhas amareladas são outro sinal de uma oliveira desnutrida. Você pode aplicar imediatamente fertilizante líquido para plantas mediterrâneas ou transplantar uma oliveira sem folhas em um substrato fresco. Em seguida, aplique o fertilizante regularmente de março a setembro de acordo com as instruções do fabricante. E como outra opção você pode dar fertilizantes de liberação lenta em março e junho.

Você pode usar fertilizantes especiais para plantas mediterrâneas, como fertilizante líquido para oliveiras da Cuxin, fertilizante HIGH-TECH Olea para oliveiras da Green24 ou fertilizante Chrystal para plantas mediterrâneas com duração de 3 meses.

Regue a oliveira em solo seco regularmente.

Condições de cultivo de plantas de oliveira

Abaixo estão algumas das condições para o cultivo da azeitona que devemos entender juntos antes de realizar o processo de cultivo:

  1. Clima

Na verdade, as oliveiras podem crescer tanto no verão quanto no inverno. No entanto, uma estação muito fria e gelada pode retardar o crescimento das azeitonas.

Da mesma forma, no verão, o estado do solo muito seco também pode causar a morte das azeitonas. Não é incomum que a mortalidade da oliveira atinja 50% do total plantado. Com a taxa de mortalidade devido à chuva é maior do que devido ao calor.

Certifique-se de que as oliveiras florescem no verão, isso facilitará a polinização pelo vento. Se as flores da oliveira florescerem durante a estação chuvosa, será mais difícil conseguir a polinização.

  1. Terra

O solo utilizado é solo rico em húmus e solto, solo com boa drenagem ou disponibilidade de água suficiente. Adicione também fertilizante rico em nitrogênio se você sentir que a planta de oliveira está com falta de nutrientes.

No processo de plantação da azeitona, a terra utilizada como meio de plantação é constituída por uma mistura de carbono da casca, estrume e solo na proporção de 1:1:1. Um bom meio de cultivo tem uma alta probabilidade de uma planta de oliveira ideal.

  1. pH

O pH do solo para plantio não deve ser inferior a 6,5 ​​e será melhor com a adição de calcário.

  1. Temperatura

A temperatura ideal é acima de 25 graus Celsius. Embora esta planta seja nativa do Oriente Médio, mas com temperaturas de plantio acima de 25 graus Celsius, as azeitonas conseguirão sobreviver. Basicamente, esta planta se adapta facilmente ao clima quente e frio.

  1. Atenção

Poda de oliveiras geralmente apenas uma vez por ano. Esta planta tem um crescimento bastante lento, a poda é feita quando há ramos que interferem, morrem ou aceleram ligeiramente o crescimento.

Em tenra idade, esta planta é mais suscetível a carrapatos, por isso precisa ser limpa com mais frequência, inseticidas também podem ser pulverizados.

O fertilizante para azeitonas jovens (mínimo 30 dias) é suficiente para um punhado de fertilizante NPK e, uma vez maduro, aplicação de fertilizante a cada 3-6 meses com irrigação uma vez por dia e de preferência à tarde.

  1. Tempo de colheita

As oliveiras são classificadas como longevas quando atingem milhares de anos. Esta planta começará a crescer quando a idade de 5 anos. O período de colheita pode começar quando as azeitonas são jovens até ficarem roxas.

Essas eram algumas das condições ideais para produzir oliveiras de qualidade. Não se esqueça de preparar uma grande área para plantar azeitonas, pois pouco a pouco ela se transformará em uma grande árvore.

As oliveiras são conhecidas por serem resistentes a doenças e também podem ser resistentes ao fogo. No entanto, isso não significa que não existam doenças que possam atacar esta oliveira. Além disso, durante o crescimento e desenvolvimento das oliveiras que não atingiram os 5 anos, esta árvore é bastante suscetível a doenças. Pode até causar a morte desta árvore.

No entanto, você também deve tomar medidas preventivas antes que a doença se espalhe ainda mais para suas oliveiras.

Doenças que podem atacar a oliveira.

A primeira doença que ataca facilmente as azeitonas é a podridão das raízes. Esta doença de podridão radicular é causada por um fungo patogênico que faz com que as raízes das plantas murchem. Esta doença ataca frequentemente as fruteiras, as oliveiras não são exceção.

As características das oliveiras que são afetadas por esta doença são o amarelecimento das folhas, depois murchando com o tempo, esta oliveira morre repentinamente. Isso se deve à ausência de nutrientes que as plantas recebem devido à ausência de ingestão de nutrientes. Esta doença pode ser prevenida, ou seja, evitando condições de solo úmido para reduzir o uso de água e reduzir o uso de fertilizantes que não foram totalmente decompostos.

Fungo Verticilum (Verticillium Dahliae) que cresce no chão perto de oliveiras. O fungo vai poluir o ar ao redor da árvore. Então a oliveira começará a mostrar sinais de ressecamento ou crescimento anormal. As folhas da árvore ficam cinza a marrom. Enquanto as hastes ficam vermelhas. Nestas condições, não há cura para esta planta.