Sintomas e causas da alergia à azeitona que você deve conhecer

O que exatamente é uma alergia ao azeite? Então, do que é feito o azeite? Por que algumas pessoas são alérgicas a azeitonas? Que sinais e sintomas o azeite costuma causar em caso de alergia? Continue lendo este artigo na íntegra, pois todas essas perguntas serão respondidas abaixo.

Você provavelmente está familiarizado com a coceira nos olhos e o nariz escorrendo que acompanham uma alergia ao pólen de azeitona se você mora perto de um olival. A maioria das alergias em algumas pessoas é devido à alergia ao pólen da oliveira. Mas a alergia não tem nada a ver com se uma pessoa pode gostar de comer azeitonas ou azeite ou não.

alérgico a azeitonas

O que é azeite?

Para aqueles que são alérgicos a azeitonas, informe-nos primeiro como o azeite é feito, como é o processo e quais ingredientes podem causar uma alergia ao azeite.

No entanto, cada região tem sua própria maneira de fazer azeite, mas geralmente são usados ​​os seguintes métodos para produzir azeite:

  • Primeiro, as azeitonas são colhidas. Algumas azeitonas ainda são colhidas à mão (como é o caso do azeite extra virgem ou EVOO). No entanto, em todo o mundo, a maior parte do azeite é colhido usando uma máquina vibratória.
  • Em seguida é o processo de limpeza da azeitona. As azeitonas são lavadas para remover a sujeira, caules e folhas.
  • Após a colheita, o azeite deve ser feito o mais rápido possível para que o azeite resultante tenha um sabor fresco e pungente como o das azeitonas recém-colhidas.
  • As azeitonas são então moídas em uma pasta usando um moinho de pedra ou mecânico, sem o uso de produtos químicos ou calor.
  • A pasta é então enviada para uma centrífuga para separar o óleo da polpa e a água e os sólidos encontrados naturalmente nas azeitonas. A segunda centrífuga, em seguida, limpa o óleo. Esse processo geralmente é realizado na maioria das fábricas modernas.
  • Finalmente, o azeite é filtrado para remover partículas residuais e água.

Os únicos ingredientes do azeite virgem são as azeitonas. Muito provavelmente, aqueles que são alérgicos ao azeite são alérgicos às azeitonas.

O que é uma alergia à azeitona?

Nos países mediterrânicos, são comuns as alergias ao pólen das oliveiras em vez das azeitonas, azeite ou outros produtos derivados das azeitonas.

De fato, o pólen de azeitona é uma das principais causas de alergias sazonais na região do Mediterrâneo, de acordo com um estudo de 2012.

Houve casos de alergias alimentares a azeitonas ou azeite, mostra a pesquisa. Embora mais dados possam ser revelados em estudos futuros, doze alérgenos foram identificados no pólen de azeitona. Apenas um alérgeno foi identificado em azeitonas. Isso torna as alergias à azeitona ou ao azeite muito raras.

Três casos foram relatados em que um paciente teve uma alergia grave devido ao consumo de azeitona, de acordo com (ACAAI) o American College of Allergy, Asthma and Immunology.

Sintomas comuns de alergia ao pólen de azeitona:

  • nariz seco
  • olhos lacrimejantes e doloridos
  • alergia de pele/alergia de pele

Existem vários tratamentos para a alergia ao pólen de azeitona, de acordo com WorldAllergy.org. No entanto, certifique-se sempre de consultar o seu médico para aconselhamento médico.

Sintomas comuns de alergia ao azeite

De acordo com a Healthline, as alergias alimentares podem causar uma variedade de sintomas, a maioria dos quais aparecerá dentro de uma hora após a ingestão de um alimento.

Em geral, alguém com alergia a azeitonas ainda pode consumir azeite. A razão é que alguém com alergia à azeitona é alérgico à proteína das azeitonas. embora a proteína contida no azeite seja pequena. É importante que aqueles que suspeitam de alergia a azeitonas consultem um médico antes de consumir azeite.

Você também pode sentir alguma irritação na pele. Esses sintomas podem incluir:

  • O que causa coceira
  • vermelhidão
  • Inchaço
  • Eczema
  • Erupção

Basicamente, existem poucos efeitos colaterais do azeite. Um dos óleos conhecidos por ter muitos desses benefícios contém vários produtos químicos. Talvez você saiba como os produtos químicos funcionarão em sua pele.

Se você é alérgico ao azeite, sua pele pode apresentar irritação e erupções cutâneas. Então é melhor você conhecer os efeitos colaterais e os perigos do azeite para a pele.

Se você conhece os efeitos colaterais do azeite de oliva na pele, pode tomar precauções e descobrir mais formas de usá-lo.

O azeite é um óleo que é difícil de absorver facilmente na pele. Para que possa engrossar a camada da sua pele. Se você aplicá-lo no rosto, o pó fica fácil de colar e é isso que causa a acne.

Talvez você aplique azeite de oliva com frequência no rosto, porque pode deixar sua pele mais brilhante. Se você costumava fazer isso com a pele oleosa, você tem que parar porque a pele oleosa é o resultado da secreção excessiva de sebo. Se misturado com substâncias oleosas, você pode desenvolver erupções cutâneas e vermelhidão no rosto.

  • Não aplique azeite em recém-nascidos

O azeite de oliva na pele pode ser ruim para os bebês. Isso ocorre porque você não percebeu se o recém-nascido é alérgico ou não. Portanto, não arrisque massagear com azeite.

Muitos pesquisadores sugerem que o azeite pode danificar os hidratantes naturais da pele seca. O ácido oleico profundo é responsável por isso.

Cravos na pele podem ser causados ​​pela natureza oleosa do azeite. O óleo fará com que a sujeira e a pele morta entupam os poros.

Os sintomas de alergias que podem ocorrer devido ao azeite ou ao azeite são os seguintes:

  • gotejamento pós-nasal
  • Espirrar
  • Inchaço das cavidades sinusais
  • Asma
  • tosse excessiva

Pode haver sintomas gastrointestinais depois de consumir azeitonas. Esses sintomas podem ser:

  • Diarréia
  • nauseante
  • Dor de estomago

Se você ou outras pessoas sentirem sintomas desconfortáveis ​​​​ao consumir azeitonas ou azeite, consulte um médico imediatamente. Você será testado para determinar se você tem alergias ou não.