Pequenas mudanças na decoração e organização da casa já contribuem para um ambiente mais fresco e climatizado
O mundo está cada vez mais quente. Segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, o ano de 2023 aumentou 1,75ºC e se tornou o ano mais quente desde o período pré-industrial, na metade do século XIX. Com toda essa mudança climática, é importante buscar alternativas para reduzir o calor no ambiente doméstico sem grandes mudanças estruturais na casa. Conheça algumas dicas:
Use cores claras
Apostar em tons pastéis ou na paleta candy colors para paredes, móveis e acessórios ajuda a criar uma sensação de frescor e ampliar visualmente o espaço. Quanto mais amplo o ambiente parecer, melhor a percepção de tranquilidade.
Aposte em tecidos leves
Neste calor, o melhor é deixar de lado os tecidos grossos e pesados, e optar por tecidos leves e arejados para cortinas, almofadas e tapetes. Os mais indicados são linho e algodão, que dão uma sensação de leveza, bem como não impedem a ventilação dos ambientes.
Umidificadores de ar
Utilizar umidificadores de ar ajuda a diminuir a sensação de calor internamente e facilita a respirar com mais qualidade. Se utilizados em conjunto com esterilizadores de ar, contribuem para uma qualidade do ar mais satisfatória.
Plantas
No calor, as plantas podem ser as melhores amigas do seu lar, pois auxiliam na purificação e climatização do ar de forma natural. Além de serem bonitas, deixam o ambiente mais agradável. Mesmo para quem não é acostumado a cuidar de plantas, existem algumas espécies que sobrevivem com quase nada de cuidados.
Ventilação cruzada
Verifique quais as entradas da casa em que bate mais vento e posicione a sua decoração e seus móveis de modo a permitir uma boa ventilação cruzada, otimizando o fluxo de ar. Evite bloquear janelas e portas de ventilação, para permitir um melhor fluxo de ar. Além de poder aproveitar melhor a ventilação, pode economizar energia e aliviar ainda mais o calor.
Troca inteligente de temperatura
Em cidades mais secas, evite abrir toda a casa durante o dia ou nos períodos mais quentes, para não deixar entrar o calor extremo e abafado. Prefira abrir as janelas e portas para ventilação no período da noite, quando o ar está mais fresco, para resfriar o ambiente. Além disso, evite utilizar aparelhos e lâmpadas que esquentam muito durante o dia. Opte por substituir ou usar nos períodos mais amenos de temperatura.