Localizada perto de Rostov-on-Don, na Rússia, a casa de campo de Chado Arquitetos expõe seus elementos estruturais como parte da composição artística geral. Isso inclui não apenas as treliças expostas e as paredes de tijolos, mas também uma parede de pedra seca e uma lareira de dupla face que serve tanto os espaços internos quanto os externos.
As treliças expostas criam um jogo espacial complexo à medida que se movem desde o vão mais externo dos telhados suspensos por toda a casa, parando um pouco antes da fachada principal.
Enquanto as treliças não se estendem para a frente do edifício, uma parede de pedra seca continua a estética dos elementos de construção expostos.
A parede de pedra seca mantém sua forma graças a gaiolas de tela de arame e grandes pranchas de madeira nas extremidades.
Há algo muito visceral na combinação de rocha lisa e tijolo linear.
Esses mesmos vermes lisos de bordas duras aparecem nos fundos da casa, ao lado da parede da chaminé da lareira, onde toda a lenha é armazenada.
A parede da lareira está centralizada na casa, adicionando simetria às treliças expostas acima.
Continuando a simetria está a piscina do quintal.
Mesmo no inverno com o paisagismo coberto por um manto de neve, a simetria é inegável.
Embora as alas de ambos os lados da área social sejam de tamanho igual, uma contém apenas a suíte master, enquanto a outra contém dois quartos infantis.
Até o interior da casa é traçado com um desenho simétrico, embora os armários brancos da cozinha não se equilibrassem com nada na parede da sala.
O acabamento branco dos armários da cozinha cria uma conexão visual com as treliças brancas acima.
Embora as paredes de tijolos e o piso de madeira sejam profundos, a parede de vidro, as treliças pintadas de branco e os estofados claros evitam que o espaço pareça muito escuro.
O corredor que leva à suíte master atrás da sala deixa o tijolo em favor do drywall, o que também evita que a casa pareça muito escura.
A parede do corredor funciona como uma parede de galeria para a sala de estar.
O corredor em forma de “Y” leva até a frente da casa e passa pela área social onde passa por um quarto de hóspedes e de volta para os dois quartos das crianças do outro lado ao pé da área social, tem uma perna que leva à porta da frente.
O quarto principal abre para o terraço da piscina de um lado e abre para um camarim do outro.
Do outro lado do closet, há um banheiro completo com banheira vitoriana contemporânea e chuveiro separado.
O chuveiro é coberto do chão ao teto com azulejos ondulados para uma atmosfera calma e zen.
Do outro lado da casa, em frente ao banheiro principal, há uma sala de jogos para crianças com portas de cada lado que levam aos quartos das crianças de um lado e ao banheiro das crianças do outro lado.
Embora a simetria possa muitas vezes parecer estática, Chado deu à casa de campo uma planta fluida e orgânica que é totalmente aprimorada pelos elementos estruturais expostos.
Chado Arquitetos
Fotografia de Inna Kablukova