A azeitona também conhecida como “Zaitun” e tem um nome botânico onda europeia que significa “azeitona europeia”. Pertence à família Oleaceae. A Bacia do Mediterrâneo é o local onde a oliveira é tradicionalmente encontrada.
É uma planta nativa do Oriente Médio que cresce em áreas quentes, as oliveiras ainda podem crescer em outros lugares tropicais. Mas com uma nota, deve receber muita luz solar em temperaturas acima de 77 ° F. O cultivo pode ser feito em sacos plásticos e colocados em estufa.
Parta Suhanda, um olivicultor de Bogor, Java Ocidental, Indonésia, disse que cultivar esta planta mediterrânea é mais difícil do que outros tipos de plantas. Segundo sua experiência, a taxa de mortalidade dessa planta pode chegar a mais de 50% do total cultivado.
Se o tempo estiver quente, o número de falhas de crescimento da azeitona pode ser minimizado em comparação com quando o tempo está chuvoso. O crescimento das raízes da oliveira pode ser estimulado devido ao clima quente. O próprio Parta admitiu que obteve a oliveira mãe da Austrália. O cultivo desta planta é feito enxertando o ramo principal da oliveira.
Portanto, cuidados especiais devem ser dados a ela. As mudas devem ser colocadas em sacos plásticos e depois cultivadas em casa de vegetação. Além disso, deve ser regada com frequência e receber luz solar suficiente. E pelo menos esta planta tem uma temperatura do ar de 77°F.
Segundo Parta, leva de dois a três meses para que as raízes cresçam do enxerto. Embora criem raízes, não são numerosos e são propensos a retroceder.
Como cuidar das oliveiras
Escolha um vaso com o dobro do tamanho do vaso em que foi plantado para que as raízes tenham espaço para crescer e também tenham bons orifícios de drenagem quando for plantar sua oliveira em um vaso/recipiente. Certifique-se de regar o solo até que esteja úmido porque as plantas cultivadas em recipientes precisam de mais água do que as cultivadas no solo.
Mas se você estiver plantando árvores no solo, é melhor fazê-lo na primavera, por volta de abril ou maio, para que todas as culturas de verão possam ser plantadas no solo antes que o inverno chegue.
Cave um buraco que seja duas vezes mais largo e profundo que o recipiente em que foi plantado, para que as raízes da oliveira tenham espaço suficiente para crescer. Regue cerca de duas vezes por semana e você pode aplicar cobertura morta sobre a superfície para ajudar a umedecer o solo.
Onde plantar oliveiras
A oliveira está em alta demanda devido à sua estrutura elegante e folhas serenas azul-esverdeadas, ficará muito bonita como uma planta em vaso ou como uma árvore durante todo o ano em seu jardim. Bem, se você estiver cultivando uma árvore Arbequina, seja em vaso ou no chão, deve colocá-la em uma área que receba de 6 a 8 horas de sol direto da tarde por dia. Se você estiver cultivando esta árvore dentro de casa, certifique-se de que as folhas não estejam tocando as janelas, pois os raios do sol aumentarão e queimarão suas folhas.
Portanto, se você deseja cultivar uma árvore grega Koroneiki, ela pode prosperar em sol total ou parcial, a planta ficará perfeita se tiver uma quantidade limitada de sol.
Tipo de Azeitona: Arbequina
Zona de crescimento: Interior: 4-11; Ao ar livre: 8-11
Colheita: Outubro – Novembro: 10 a 20 pés
Altura: 10-20 pés
Ano a ter: primeiro ano ou antes
Crescimento anual: 2 pés
Luz: Sol pleno (6 – 8 horas)
Características: Produz um azeite extra virgem suave.
Tipo de azeitona: grego Koroneiki
Zona de crescimento: Interior: 4-11; Ao ar livre: 8-11
Colheita: início de outubro a janeiro
Altura: 15 – 20 pés
Ano do Urso: Primeiro Ano
Crescimento anual: 2 pés
Luz: Sol total/parcial (4 a 8 horas)
Características : Este tipo de flor de oliveira é cremosa, perfumada e às vezes produz azeitonas pretas e verdes.
Como fertilizar a oliveira
Alimente sua oliveira com nitrogênio e potássio para um melhor resultado de colheita antes da primavera. Ou você pode usar fertilizante orgânico.
Como podar oliveiras + polinização
Dependendo da variedade, há autopolinização e polinização cruzada.
As oliveiras autopolinizadoras incluem:
- Arbequina,
- koroneiki,
- fantoio,
- coratina,
- Picual.
Você pode cultivar azeitonas Arbequina e azeitonas gregas Koroneiki porque esses tipos de plantas são auto-férteis, para que você possa obter frutas sem polinização. No entanto, se você deseja obter frutas abundantes, pode fazer a polinização cruzada entre Arbequina e Koroeiki.
Certifique-se sempre de usar tesouras de poda limpas e esterilizadas para a poda. Você pode remover galhos mortos, doentes ou danificados ao longo do ano. Além disso, após a frutificação, podem ser feitos cortes bastante rasos e cortes em um ângulo de 45 graus podem ser feitos durante a estação de dormência.
Propagação por estaquia
Após seis meses, incluindo o período de enxertia de três meses, as mudas de oliveira têm cerca de 70 centímetros (cm) a 80 cm de altura. Com nota, quando o caule for cortado, o comprimento do galho utilizado é de cerca de 50 cm. Assim, os novos brotos crescem cerca de 20 cm a 30 cm.
O cuidado da oliveira depois de passado o período de enxertia não é difícil. Além do calor, as árvores devem ser regadas uma vez por dia e fertilizadas ocasionalmente.
pragas e doenças
Quando esta planta ainda é jovem, muitas vezes é suscetível a doenças. Geralmente ataca um tipo de piolho do capô ou piolho atrás das folhas de oliveira. Esses piolhos são muitas vezes difíceis de se livrar. Superá-lo pode ser aparando as folhas afetadas pelos piolhos para que não se espalhem ainda mais.
E se você não tratar a oliveira a tempo, isso causará problemas na floração e polinização de sua oliveira e, portanto, poderá acabar perdendo o conjunto de frutos e flores.
Então se você está planejando cultivar a azeitona que está pronta para plantar em pequenas áreas/espaços. Você pode escolher variedades autopolinizadoras/autoférteis para aproveitar a colheita da azeitona no outono. E se a oliveira não for auto-fértil para garantir uma boa frutificação, aconselha-se aos produtores plantar mais de uma variedade.