Segundo pesquisa, as gerações mais jovens têm dado a importância para os itens de casa
Contrariando o senso comum, os jovens em 2023 estão cada vez mais interessados em itens domésticos. É o que revela uma pesquisa do Guia Melhores. A plataforma de avaliações analisou as respostas de 700 pessoas de todas as partes do país para entender quais suas prioridades de compra, além dos itens básicos do cotidiano.
Interesse crescente em itens domésticos entre jovens gerações
Em primeiro lugar, cerca de 61% dos respondentes disseram priorizar experiências como viagens, jantares e passeios a locais turísticos. A surpresa, no entanto, foi o segundo no pódio de preferências. Os itens de decoração, eletrodomésticos e móveis foram citados por 44% dos entrevistados como desejos de consumo.
Os inusitados interessados nessa tendência foram os jovens da geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e os millennials (nascidos entre os anos de 1981 e 1996). Na faixa etária de 16 a 24 anos, pelo menos 49,6% disseram ter vontade de adquirir produtos domésticos. Entre os 25 a 29 anos, a procura é maior, pelo menos 50,5 % deles têm os itens como um desejo de consumo.
A partir dos 30 anos, a preferência por experiências volta a aumentar, deixando os itens domésticos menos preteridos. Dos 40 aos 49, o interesse por eles volta a aumentar, caindo drasticamente a partir dos 50 anos, cujo aumento por produtos duráveis se destaca.
Os números convergem com outras pesquisas, que revelam a intenção dos jovens da geração Z em adquirir casa própria. Um estudo do Instituto DataFolha publicado em 2022, mostrou que entre os mais jovens, de 21 a 24 anos, o interesse chega a 91% e vai caindo até estacionar em 81%, entre aqueles na faixa etária de 60 anos ou mais.
Diferenças nas prioridades de compra: Geração Z versus Millennials
A pesquisa da Guia Melhores também mostrou que os jovens da geração Z valorizam o menor preço e depois a marca de um produto ao adquirirem novos itens, além de serem motivados a fazer uma nova compra quando precisam realizar melhorias em suas casas.
Os millennials, por sua vez, dão mais importância para a qualidade da marca e se o produto se adequa às suas necessidades antes de observar o preço.
“Estes resultados acompanham um movimento pela busca da independência financeira dos jovens. Eles estão cada vez mais cedo desejando coisas que só começávamos a pensar na hora de casar ou mudar de cidade para um novo emprego”, opina Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.
O que eles mais querem?
A pesquisa do Guia dos Melhores ainda questionou quais itens inusitados que estão na moda os entrevistados mais desejariam adquirir. A faixa dos 16 aos 24 demonstrou mais interesse pela Airfryer. Pelo menos 27,9% deles disseram ter o produto na lista de prioridades de compra. Os de 25 a 29 mostraram desejar, exatamente na mesma proporção, o robô aspirador e a airfryer.
A partir dos 30, o robô aspirador continua na liderança. Um item que também aparece no pódio dos 3 mais desejados pelas gerações mais velhas é a geladeira invertida, que nada mais é do que um refrigerador tradicional com o freezer na parte de baixo.
Produtos que mal chamaram a atenção dos entrevistados foram a panificadora, com a qual é possível produzir os próprios pães em casa e a batedeira planetária, que possui mais funções de rotação que a tradicional.
“Percebemos que os eletrodomésticos mais desejados estão relacionados à praticidade, na limpeza e na cozinha, enquanto os menos visados demandam tempo do usuário”, diz Scherer. “É uma indicação para os fabricantes de que os consumidores irão buscar cada vez mais produtos que deixem suas vidas mais rápidas e descomplicadas”, completa.