Para se concentrar e estudar com eficiência, é preciso estar em um ambiente confortável; pensando nisso, veja dicas fáceis para organizar seu local de estudos
O ambiente de estudos é um fator determinante para o rendimento do estudante. Quem presta concursos públicos já sabe: além da preparação em si, a rotina, o bem-estar e o conforto do cômodo dedicado aos estudos são muito importantes para os resultados.
Pessoas que vão realizar provas de vestibulares ou concursos públicos precisam preparar o espaço ideal para os estudos. Pensando nisso, separamos dicas práticas e simples para você criar o melhor ambiente. Confira!
Escolhendo o local de estudos
Para estudar com eficiência, o local deve ser confortável e promover o bem-estar e a concentração. Afinal, quem passa longas horas consecutivas estudando necessita de foco e atenção.
Portanto, veja qual o cômodo da casa com menos barulhos e ruídos e com maior iluminação e ventilação. É importante que o local não seja abafado nem muito quente, pois esses fatores geram mal-estar e até riscos para a saúde.
Preparando o ambiente
Depois de selecionado o cômodo, planeje a área em que vão ser adicionados a mesa ou a escrivaninha, o computador, uma estante e outros objetos decorativos, estes últimos são preferência do estudante. Lembre-se de escolher um local próximo a tomadas para adicionar o computador.
Observe se as paredes estão em bom estado ou se precisam ser pintadas. Além disso, veja se o cômodo precisa de reparos, como conserto de tomadas e troca de lâmpadas, por exemplo.
Selecionando a mesa ou escrivaninha
A mesa de estudos é o ponto-chave do local para se preparar para provas. Há modelos como:
- escrivaninha de canto (em formato de L): ótima para ambientes menores, já que economiza espaço;
- mesa suspensa: também uma ótima opção para locais menores, pois não ocupa espaço embaixo, podendo ser adicionado, por exemplo, um gaveteiro móvel ou uma lixeira;
- mesa cavalete: agrega estilo e personalidade ao cômodo;
- escrivaninha com estante: ótima opção, já que o estudante pode guardar livros, cadernos e outros objetos de estudo nas gavetas e nos espaços da mesa.
A cor do móvel deve combinar com as cores do ambiente e dos objetos decorativos. As mesas mais comuns são as brancas, pretas e marrons. Contudo, uma escrivaninha vermelha, por exemplo, entrega estilo e cria um ambiente moderno.
Outros móveis necessários
Além da mesa, é importante adicionar uma cadeira confortável, que tenha encosto e suporte para costas e braços.
Ainda, é interessante criar um espaço para guardar livros e cadernos. No caso de uma escrivaninha que já tenha gaveteiros ou nichos, não é preciso outros móveis.
Mas, no caso de uma mesa simples, é interessante adicionar uma estante ou um gaveteiro. Nichos são outra boa opção, pois são suspensos, economizando espaço, e podem armazenar os mais diversos itens.
Adicionando objetos importantes
A internet é uma das principais fontes para os estudantes. Assim, todo ambiente de estudos precisa de computador e itens periféricos. Além deles, são necessários: cadernos, agendas, itens de papelaria, como canetas e marcadores de texto, garrafinha de água, caixas organizadoras para armazenar objetos pequenos, entre outros.
Itens para conforto
Para a ergonomia do estudante, isto é, sua saúde e postura, é importante contar com alguns objetos, tais como:
- apoio para cotovelo;
- apoio para pés;
- mousepad;
- apoio ergonômico de teclado.
Decorando o espaço
Adicionar vasos de plantas e objetos decorativos pode tornar o ambiente mais leve e divertido. Alguns exemplos são: bonecos Funkos de personagens, quadros decorativos nas paredes e painéis ou lousas, que decoram e têm a função de auxiliar na organização dos estudos.
Dica bônus: concursos que vão abrir edital
Depois de preparar o cantinho ideal, veja alguns dos principais concursos que vão publicar seu edital ainda em 2023:
- concurso MAPA;
- concurso IBAMA;
- concurso Inmetro;
- concurso Funarte;
- concurso Receita Federal administrativo.