Hoje, as azeitonas são cultivadas em países de todos os continentes, exceto na Antártida. 90 por cento das azeitonas atualmente colhidas são usadas para a produção de azeite. Os 10% restantes são processados como azeitonas de mesa.
Esse alimento pode ser consumido moído, que está na forma de óleo, ou fresco, chamado de azeitona de mesa. Neste caso, é necessário um processo de maceração para eliminar o sabor amargo que eles têm como consequência de um glicosídeo chamado oleuropeína.
Dependendo da área geográfica em que são cultivadas, podem ser fornecidas diferentes variedades de azeitonas. Das utilizadas para a mesa, ou seja, como bebida alcoólica ou para serem adicionadas a determinados alimentos, ou das utilizadas para a produção de azeite.
Mas antes de falar sobre os tipos de azeitonas, é importante esclarecer que esses alimentos também são classificados de acordo com seu tipo de cor.
Classificação das oliveiras
Existem três tipos de acordo com a cor que varia de acordo com a forma como são coletados e também a apresentação.
- Azeitonas verdes, são obtidas a partir de frutos de tamanho normal, que são colhidos no seu ponto ideal de maturação.
- Azeitonas que mudam de cor, que são colhidas antes de amadurecerem. A cor neste caso é geralmente roxa, rosa ou até marrom.
- Azeitonas pretas, que são derivadas de frutas verdes. Esta variedade alcançou sua característica cor preta graças a cuidados especiais.
Variedades de azeitona
Recorde-se que os principais tipos de azeitonas cultivadas destinam-se à produção de azeite. No entanto, existem muitos outros que se destinam a ser consumidos como bebidas alcoólicas ou em receitas com diferentes cores e apresentações. Este é o mais famoso.
gordo
É uma azeitona de mesa de grande tamanho e ótimo sabor. Cultivada principalmente na Andaluzia, Espanha, é fruto de uma árvore com galhos longos e grossos, enquanto as folhas são muito longas e retas. Sua melhor condição física é um curativo e o peso médio é de 12 gramas.
Picual
Estas azeitonas destinam-se a produzir azeite, que assume um certo sabor e aroma como azeitonas e seu amargor. Esta variedade é grande, alongada e com ponta pontiaguda. Suas colheitas de árvores são regulares e abundantes.
camomila sevilhana
Tal como a azeitona Picual, esta espécie também produz azeitonas de bom tamanho, embora mais arredondadas. Esta espécie é utilizada tanto para azeite como para tempero e é cultivada principalmente nas províncias de Sevilha e Huelva, Espanha.
cáceres de camomila
Esta azeitona também é utilizada para consumo de mesa e para a produção de azeite. Esta fruta produz um óleo bastante denso, com uma cor que pode ser amarela ou brilhante, enquanto o sabor não é amargo, embora possa ser um pouco pungente.
Devido à qualidade dos seus frutos, tornou-se uma das variedades de mesa mais populares a nível internacional. O cultivo como antes era realizado na Andaluzia, mas também na Extremadura, e em países como Portugal, Argentina, Israel e Estados Unidos.
Arbequina
Difere de outros tipos por ser pequeno, redondo e bastante simétrico. É uma das variedades mais valorizadas para a produção de óleo, que geralmente é uma fruta com sabor adocicado e aroma de maçã e amêndoa.
cornicabra
Esta variedade produz azeitonas que podem ser usadas para mesa ou azeite. A forma é nítida e simétrica. E cultivo principalmente no Valle del Tajo, na Espanha.
O óleo obtido do fruto geralmente tem uma cor que muda de amarelo esverdeado para dourado. Tem um aroma fresco e um sabor especial que envolve doce e amargo com nuances picantes.
Hojiblanca
Esta espécie também tem um duplo talento, pois pode fazer tanto pela mesa quanto pelo azeite. É amplamente cultivada na província de Sevilha, especialmente, além de Córdoba, Málaga e Granada.
As folhas da árvore são alongadas, levemente curvadas e o fruto que produz é grande e ovóide. O azeite é de cor verde intensa com aroma de frutas maduras, enquanto o sabor é doce com um toque de amargor e coceira.
Empeltre
Com este azeite, cria-se um azeite de sabor suave e doce e aroma frutado. A cor pode ser amarelo palha ou ouro escuro. O fruto é alongado, assimétrico e amplamente cultivado na comunidade de Aragão, na Espanha.
aloriano
É uma variação principalmente da região de Álora, na província de Málaga (Espanha). Este é o primeiro tipo de azeitona do país a ter uma Origem Protegida. O fruto é de bom tamanho e muito redondo. Geralmente é comido com condimentos.
Blanqueta
Originário de Alicante e Valência, deve o seu nome à cor viva da fruta. Esta espécie destina-se à produção de óleo. Geralmente é de cor verde-folha e tem um aroma frutado. O sabor varia mas a intensidade é suave, com tudo amargo e picante mas também ligeiramente doce.
forja
Cultivada em Castellón, Lérida, Valência, Tarragona e Teruel, é uma variedade que foi utilizada no passado, mas devido a atrasos na produção de frutas foi um pouco abandonada. Ainda assim, as azeitonas são de tamanho médio, pretas e resistentes a avalanches. Com esta fruta obtém-se um óleo de muito boa qualidade.
leitão
Característica de Sevilha, Córdoba e Cádiz, esta espécie produz um óleo doce com cheiro de erva fresca. Tem um sabor suave de maçã com um toque de amargura. A fruta é de forma elipsoidal, enquanto as folhas são quase planas e curtas. Cada fruta pesa em média 3 gramas.
verde
Essa variedade é assim chamada porque mantém sua cor verde após o amadurecimento. Tem vários subtipos dependendo da área em que cresce (principalmente Andaluzia e Extremadura).
No entanto, geralmente é feito com azeites com notas de amêndoa e azeitona verde. É uma fruta grande e doce, geralmente consumida como azeitona de mesa.
Obregón
Este é um tipo de azeitona roxa, grande e com grandes ossos. Eles são muito gordos e têm um sabor amargo. É uma variedade temperada com ervas e especiarias, além de alho e pimentão em alguns casos.
Abelha
Derivada da Carrasqueña de Córdoba, é uma variedade que produz frutos macios e óleo antes da oxidação. Tem um sabor fresco com um toque leve e um aroma de maçãs e amêndoas.
alfafarenca
Muito comum no Bajo Aragón, tem uma forma elíptica com uma ligeira ponta e oferece um dos óleos mais estáveis. Isso se deve ao seu alto teor de ácido oleico e polifenóis. É um óleo aromático com sabor frutado verde e levemente amargo.
A azeitona é atualmente um dos alimentos mais valorizados, principalmente pelo seu valor nutricional. Mas gostar deles não é novidade. Seu consumo remonta à antiguidade e os temperos são consumidos desde o passado.
Quer sejam azeitonas pretas, verdes, sem caroço, inteiras ou recheadas, as azeitonas são um dos alimentos essenciais da dieta mediterrânica. Fora isso, eles são o lanche para a maioria das pessoas.
Atualmente, a Espanha é o principal produtor dessa fruta, seguida pela Grécia, Turquia, Síria, Egito, Estados Unidos, Argentina e Austrália. É importante sublinhar que cada país possui variedades especiais que caracterizam o seu território.
Essas frutas são ricas em gorduras de qualidade e são um dos poucos alimentos que contêm todos os aminoácidos essenciais: minerais, vitamina C, caroteno (provitamina A), tiamina e fibras. Cada 100 gramas fornece cerca de 150 calorias. O que explica por que eles são tão populares e consumidos.