Você sabe economizar energia em casa? Uma reforma em casa é, sem dúvida, um projeto emocionante: espaços mais práticos e funcionais, uma demão de tinta, uma imagem mais atual dos vários cômodos… sentir-se confortável em nossa casa e adaptá-la às nossas necessidades é um dos principais motivadores para empreender um projeto de reforma, mas existem 3 coisas que você deve levar em consideração ao reformar sua casa.
Ao abordar qualquer melhoria que queiramos fazer em casa, devemos também pensar em como essas reformas irão contribuir para reduzir o nosso consumo de energia, com um triplo propósito:
Por um lado, planear a melhoria da qualidade de vida não é de todo incompatível (pelo contrário) com o cuidado do nosso planeta: as energias renováveis e os materiais e sistemas sustentáveis estão na ordem do dia.
Em segundo lugar, mesmo que o investimento inicial seja maior, se pensarmos na nossa casa de forma sustentável e aplicarmos alguns princípios da ‘casa passiva’, dentro de alguns meses também poderemos notar a poupança económica do nosso bolso.
Como veremos a seguir, a aplicação de alguns princípios básicos de reabilitação energética em nossa casa resultará em uma melhora exponencial em nosso bem-estar e conforto em casa.
Como economizar energia em casa com uma reforma?
Que reformas vão atingir o objetivo de economizar energia?
Tudo começa com a escolha dos materiais de construção: embora pensemos que esta fase do projeto é um mero procedimento que deve ser executado pela pessoa responsável pela reforma, é mais importante do que parece e terá um impacto direto no nosso dia-a-dia.
Se procuramos acima de tudo obter conforto térmico e economia nas contas de aquecimento por meio de uma reforma, um erro frequente é trocar todo o sistema de ar condicionado, mas não tocar em nada ou verificar o isolamento térmico. Porém, o ar condicionado depende de algo um pouco desconhecido, como o isolamento térmico da casa.
A importância do isolamento
Para garantir que a nossa casa tenha um verdadeiro conforto térmico, será importante primeiro melhorar tudo o que pode ser isolado, como as brechas: melhorar as vedações, substituir o vidro simples por janelas duplas e tendo em conta os seus níveis de isolamento e permeabilidade. É importante instalar janelas com ruptura da ponte térmica, bem como garantir que não haja pontes térmicas em outros pontos da mesma área envolvente.
Além disso, este isolamento ajuda a proteger móveis sem precisar impermeabilizar sofás e piso.
Portanto, estas são algumas das dicas básicas no que diz respeito à poupança de energia com pequenas reformas em casa. No entanto, a economia de energia também pode ser alcançada através da tecnologia.
Como usar a tecnologia para otimizar o consumo de energia em casa?
A tecnologia doméstica é um conceito no qual a automação residencial tira proveito do mundo conectado para oferecer mais do que apenas controle e segurança.
A automação residencial é um conjunto de diferentes técnicas que visam o controle inteligente e a automação da sua casa. Desta forma, você obtém segurança, economia de energia e bem-estar completo.
Este termo é utilizado dentro do mundo tecnológico para agrupar todos os elementos que compõem uma casa e proporcionam segurança e conforto no lar.
As informações são coletadas por meio de sensores e processadas para finalmente dar ordens. A tecnologia doméstica mudou muito. Hoje em dia, o sistema de controle da automação residencial está incorporado à rede elétrica e é combinado com as demais redes com as quais se vincula. Um exemplo disso é a televisão ou o sistema telefônico. A qualidade de vida é melhorada por um conjunto de facilidades que ajudam a otimizar o nosso dia-a-dia.
A tecnologia doméstica é baseada em uma série de premissas:
Seu principal objetivo é a redução do consumo de energia, seja para sua indústria, para realizar retífica de cilindros ou hastes. É importante utilizar recursos naturais que permitam contratar tarifas horárias de menor custo e que auxiliam a poupar em casa.
A economia de energia doméstica é possível graças à construção bioclimática com a opção de equipamentos de aquecimento, eletrodomésticos e iluminação eficientes que permitem uma vida mais confortável. Vejamos alguns exemplos:
A escolha de uma caldeira eficiente e o correto isolamento de cada uma das divisões da casa é fundamental, como já foi dito anteriormente. Quanto à água quente, são usados sistemas de armazenamento de energia que retêm o calor para seu uso. Para isso, foram desenvolvidas torneiras que por meio de sensores detectam a presença de nossas mãos ou do nosso corpo ao entrarmos no duche.
Toda esta tecnologia para o lar aliada a bons hábitos de consumo ajudarão a alcançar a economia de energia desejada.
Hoje podemos controlar os eletrodomésticos através do nosso Smartphone, Tablet ou Smart TV. Isso é possível graças ao aplicativo de conectividade Wi-Fi. É estranho que uma geladeira nos diga através do smartphone se precisamos ou não de mais alguma coisa. Dentro de pouco tempo estas questões serão cada vez mais normais.
Iluminar cada cômodo da casa como você quiser com seu celular é uma realidade. Agora, é possível criar ambientes diferentes e estabelecer uma central de controle a partir do smartphone. Este tipo de tecnologia permite-nos programar tudo a partir de qualquer lugar e quando quisermos e até mesmo quando vamos de férias. Apenas tenha em mente que a sua internet móvel para férias é suficiente para todo o tempo que estiver fora.
A tecnologia doméstica é a melhor aliada para a segurança da sua casa. Proteger sua família é um dos aspectos fundamentais na hora de comprar um apartamento. Aqui a automação residencial desempenha um papel fundamental onde, a partir de dispositivos inteligentes e sistemas digitais, a vigilância por vídeo de controle de acesso, controle de roubo ou combate a incêndio é cada vez mais simples.
O conforto anda de mãos dadas com segurança e economia de energia. Se conseguirmos ambos, estaremos mais calmos e satisfeitos com o nosso lar.