A CA House by Jacobsen Arquitetura está localizada em Bragança Paulista, Brasil. A casa é pensada em função das irregularidades do terreno, da exposição solar e das deslumbrantes vistas panorâmicas, resultando numa pegada suave em forma de “Z”, com envidraçado ao longo dos lados voltados para a piscina e voltados para as vistas. Para enfatizar as vistas, o telhado tem uma inclinação suave, irradiando para cima como se abraçasse o panorama além.
Assim como a forma em Z tem 3 direções distintas ou neste caso volumes, o projeto foi dividido em 3 áreas distintas: social, privada e de serviço.
Com a parte baixa do telhado voltada para a fachada frontal, a casa apresenta uma entrada discreta, acomodando-se pacificamente no paisagismo do entorno. O volume central é a zona social com a lareira a aparecer a pontuar o ponto do eixo central. A ala de serviço fica na parte alta da propriedade e a ala dos quartos na parte baixa.
Uma série de colunas delgadas sustentam o volume privado à medida que se projeta no terreno.
Enquanto a área social é coberta por vidros frontais e traseiros, os volumes de serviço e privados são cobertos por telas verticais de painéis metálicos articulados que fornecem privacidade e luz natural. As finas brisas verticais são deliberadamente dispostas em um padrão irregular, como se fossem feitas de um material macio e flexível.
Logo dentro da porta de entrada, que é um belo elemento de madeira maciça, a lareira é projetada como um longo corredor que conecta as três diferentes pernas do “Z”.
O corredor permite que o envidraçamento da casa continue ao longo da frente da casa, permitindo espaços íntimos nas áreas privativas e de serviço.
As portas do corredor para os quartos são amplas e duplas e podem ser deslizadas para dentro das paredes, deixando os quartos totalmente abertos para o hall – ou não.
Os mesmos painéis metálicos articulados verticais são usados na parte traseira da câmara e nas alas de serviço usados na frente da casa.
Enquanto as duas alas finais se abrem para o terraço na parte traseira, o terraço é significativamente mais estreito, o que cria uma “parada” visual da seção social do terraço.
A área social pode ser totalmente aberta para o exterior graças aos vidros deslizantes e empilháveis de um lado.
O design de interiores da CA House inclui móveis característicos assinados por Sergio Rodgrques, Carlos Mota e Monica Cintra.
A planta do térreo.
A planta baixa.
Arquitetura Jacobsen
Fotografado por Leonardo Finotti
Projetar uma casa em um terreno com topografia irregular pode ser complicado e enquanto a Jacobsen Arquitetura usou a inclinação do terreno para projetar a Casa CA em ziguezague que lembra um “Z”, outros arquitetos preferem aproveitar um terreno inclinado usando degraus arquitetônicos .
Fonte: www.trendir.com