Sun Path House: A Fusão ousada do antigo e do novo em um Bungalow dos anos 1930

A fusão ousada do antigo e do novo: uma adição arquitetônica inovadora à um bungalow dos anos 1930

Na pitoresca Miami Beach, na Flórida, o “Sun Path House”, um bangalô histórico que data da década de 1930, ganhou uma nova vida graças ao visionário arquiteto Christian Wassmann. O seu projeto destemido foi a adição de uma estrutura de concreto de três andares à moradia existente, um contraste corajoso e intrigante que une dois séculos distintos de design arquitetônico.

A casa original é um bangalô da década de 1930, mas a extensão é definitivamente do século XXI.
A casa original é um bangalô da década de 1930, mas a extensão é definitivamente do século XXI.

Essa extensão inovadora, separada da estrutura original, foi criada com a função de alinhar-se ao trajeto do sol durante suas variações anuais, capturando e aproveitando de forma otimizada a luz natural. No seu interior, os espaços são bem definidos: o térreo abriga uma sala de jantar, o primeiro andar é ocupado por uma suíte principal, enquanto um terraço estilizado coroa a estrutura no terceiro andar.

O design estrutural inteligente possibilita a conexão entre a antiga casa e a nova estrutura, criando uma simbiose única através de um terraço de concreto. Este detalhe, como um cordão umbilical arquitetônico, liga fisicamente o passado e o presente.

Um terraço de concreto conecta a nova estrutura à casa.
Um terraço de concreto conecta a nova estrutura à casa.

Projetando com a privacidade e o conforto em mente

Enquanto a suíte principal e o terraço foram estrategicamente posicionados para oferecer privacidade e sossego, o piso térreo foi projetado como um espaço aberto, ideal para o entretenimento.

Embora os dois níveis superiores sejam projetados para privacidade, o térreo é um local de entretenimento.

A suíte principal, que se projeta sobre o jardim, juntamente com o terraço, estão cobertos por vinhas em crescimento, um detalhe que aumenta ainda mais a privacidade e adiciona um toque de beleza natural à estrutura moderna de concreto.

A suíte master está em balanço sobre o jardim, e tanto ela quanto o terraço são cobertos por vinhas em crescimento para aumentar sua privacidade.
A suíte master está em balanço sobre o jardim, e tanto ela quanto o terraço são cobertos por vinhas em crescimento para aumentar sua privacidade.

Um detalhe particularmente interessante é a parede curva na suíte principal que serve como uma cabeceira para uma cama redonda, enquanto esconde um banheiro aberto.

Este design criativo não apenas adiciona um elemento de surpresa e elegância ao espaço, mas também proporciona uma experiência de dormir única.

A parede da cabeceira do quarto principal é curva, envolvendo uma cama redonda enquanto esconde o banheiro aberto atrás dela.
A parede da cabeceira do quarto principal é curva, envolvendo uma cama redonda enquanto esconde o banheiro aberto atrás dela.

Incorporando o caminho do sol na estrutura e os materiais usados

Uma característica distintiva do projeto é a parede curva do terraço, que acompanha o caminho do sol durante o solstício de verão. Um esboço desta curvatura, marcado na madeira do deck, destaca o pensamento criativo e a atenção aos detalhes da Wassmann.

A parede curva do terraço traça o caminho do sol durante um solstício de verão.

A escolha dos materiais usados também reflete a intenção de Wassmann de fundir o tradicional e o moderno. Concreto moldado no local, terrazzo, mármore Carrara, madeira de nogueira e ipê, alumínio e videiras foram habilmente combinados para criar uma estética que é tanto funcional quanto atraente.

Um esboço da curvatura da parede com a mudança do caminho do sol está gravado no deck.
Um esboço da curvatura da parede com a mudança do caminho do sol está gravado no deck..
Os materiais utilizados para a adição foram concreto moldado no local, terrazzo, mármore Carrara, madeira de nogueira e ipê, alumínio e videira.
Os materiais utilizados para a adição foram concreto moldado no local, terrazzo, mármore Carrara, madeira de nogueira e ipê, alumínio e videira.

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Estúdio Christian Wassmann
Fotografado por Casey Kelbaugh, Todd Eberle e Christian Wassman.

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