6 dicas para renovar a casa sem reforma

Saiba como atualizar a sua decoração sem precisar enfrentar obras e de forma econômica

Todos nós em algum momento da vida decidimos que mudanças são necessárias, e quando se trata da decoração da nossa casa ou apartamento, todas as melhorias são bem-vindas, contanto que sejam positivas, caibam no orçamento e sejam práticas. Quando elas não demandam reforma e toda a sujeira e bagunça que ela inclui, melhor ainda. 

Em alguns casos, como em residências alugadas, o quebra-quebra não é permitido contratualmente ou simplesmente não vale a pena; já que o imóvel não é seu, é preciso inovar em outros quesitos.

Constantemente nos deparamos com novas tendências em decoração e desejamos manter nosso lar bonito, aconchegante e moderno. Então, se você estava querendo renovar sua casa, mas não sabia como, ou, principalmente, não estava disposto a encarar todos os desafios que um local em obras demanda, esta matéria é para você!

Ideias para se inspirar e mudar sem reformas

1. Quadros ou papel de parede

As paredes de um ambiente têm o papel fundamental na composição da decoração e refletem muito sobre a personalidade da casa. Cada cômodo tem uma utilidade, então que tal rever a proposta das cores colocando um papel de parede novo que você mesmo pode instalar ou comprando quadros novos? Eles podem emoldurar fotos, pôsteres ou até mesmo ser uma obra autoral sua ou de alguém especial.

2. Iluminação

As luzes também impactam muito no ambiente. Os tons quentes são amarelados e refletem mais conforto, relaxamento, aconchego e sofisticação.

Já as luzes neutras são um meio-termo entre não tão branco e nem tão amarelado, e conferem foco e harmonia, já que são mais adequadas aos olhos humanos.

E a luz fria promove muita claridade em locais que demandam atenção, boa visibilidade e modernidade.

Os tipos de lustres e luminárias também podem ser opções para alterar o layout dos seus espaços, e existem diversas opções no mercado para cada estilo de decoração.

3. Almofadas e tapetes

São peças curingas que, além de serem acessíveis, podem ser atualizadas sempre que preferir. As almofadas podem ser estampadas, texturizadas e coloridas. Já os tapetes são perfeitos para trazer conforto e aquecer ambientes mais frios.

4. Móveis novos ou coloridos

A mobília pode ser uma opção interessante se os seus móveis atuais já estão desgastados ou caso queira incluir algum detalhe, como mesas de centro ou de cabeceira, prateleiras, nichos, bancos, cadeiras e outros objetos.

É possível fazer uma mudança mais visível como trocar o sofá, a mesa da sala de estar ou outro móvel maior. As cores também podem variar conforme o ambiente e a proposta que você deseja seguir. 

Móveis coloridos estão super em alta e trazem modernidade e inovação, mas você também pode seguir com as opções clássicas em madeira original, branco ou preto.

5. Plantas

Os elementos naturais trazem vida a qualquer lugar da casa, e as plantas podem fazer muito bem para a saúde dos moradores e a atmosfera do local.

Você pode começar aos poucos, com opções que conversem com a decoração, ou mergulhar de cabeça na tendência urban jungle – conceito decorativo baseado em plantas e elementos da natureza.

Se você possui animais de estimação e crianças em casa, é importante se atentar às espécies amigáveis a eles.

6. Objetos decorativos em geral

Essa é a parte em que você pode dar asas à imaginação e colocar mais da sua personalidade na casa. Tudo é possível ser utilizado: porta-retratos, estátuas, enfeites e até objetos de valor sentimental, como uma cesta de Dia dos Namorados

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *