Lone Madrome é uma casa térrea localizada na Ilha Orcas, um dos arquipélagos da Ilha de San Juan, na costa de Washington, EUA. Concebido por Heliotrópio Arquitetos, a casa foi equipada com painéis retráteis que a protegem de tempestades muito ventosas que as correntes marítimas predominantes empurram para a costa no inverno. Localizada na costa da ilha, a casa usa os painéis retráteis e a floresta circundante como proteção no inverno.
O local voltado para o sul é rochoso e cercado por floresta, com vista para o Oceano Pacífico. A Heliotrope Architects usou a pátina natural de telhas de cedro vermelho e madeira de abeto Douglas para ajudar a casa a se misturar perfeitamente com a paisagem circundante – duas madeiras nativas do local.
A floresta circundante ajuda a proteger a casa das intempéries, com as árvores funcionando como um quebra-vento.
A rocha coletada no local foi usada para nivelar a pegada na qual a casa fica e a paisagem perturbada foi substituída por um telhado verde.
O local está dentro do Monumento Nacional das Ilhas San Juan, com linhas costeiras e vida marinha ambientalmente sensíveis, então os fluxos de águas pluviais cuidadosamente projetados foram projetados para replicar as condições pré-construção.
Os painéis de parede são montados em trilhos, permitindo que eles fechem ou abram amplamente dependendo das condições climáticas.
Quando o tempo está bom e os painéis estão abertos, na fachada há uma parede de vidro que também pode ser fechada hermeticamente ou aberta para facilitar as transições para o exterior.
Este sistema de duplo painel deslizante é utilizado tanto na frente como na parte de trás da casa.
Quando os dois conjuntos de controles deslizantes estão abertos, é possível mover-se sem problemas pela casa, do jardim da frente ao pátio dos fundos, sem abrir uma única porta.
As grandes seções abertas da parede se alinham perfeitamente e permitem que as vistas do oceano viajem desimpedidas pela casa e pelo jardim da frente.
Com os painéis de vidro fechados e os painéis de parede deixados abertos, as noites frias são evitadas sem que a vista seja comprometida.
O lado exposto da casa também pode se abrir amplamente para a paisagem e aqui o terraço traseiro é alargado para permitir uma experiência de jantar ao ar livre.
Uma bela mesa de jantar ao ar livre foi trabalhada usando duas tábuas de madeira viva de grau de construção naturalmente envelhecida para o tampo da mesa e duas lajes grossas para a base.
Os beirais e o convés são ambos de cedro vermelho ocidental.
Na parte de trás da casa, a casinha embutida também é revestida de cedro vermelho ocidental com a seção da casinha coberta por um casaco transparente e o deck exposto deixado ao tempo.
O terraço traseiro desce até a parte da paisagem que foi nivelada para a casa se assentar.
Dentro da casa, o piso, o teto e as paredes de madeira emolduram as vistas impressionantes e os caixilhos das janelas em abeto Douglas criam um contraste elegante com o cedro vermelho nodoso.
Até as vistas da frente da casa são impressionantes e mostram regularmente a vida animal local.
Quando os painéis de parede estão fechados, as vistas de ambos os lados da casa ainda podem ser vistas e a luz natural ainda pode iluminar as áreas internas.
Nos dias mais frios, quando a casa está bem fechada, uma lareira a lenha é utilizada para aquecer a casa. Projetado com prateleiras cúbicas abertas em ambos os lados, a parede é um ponto focal importante quando os painéis da parede estão fechados.
Amarrado ao azul do oceano e do céu, várias peças estofadas apresentam tons de azul saturado.
A mesa de jantar interna é construída a partir de uma laje viva de madeira de abeto Douglas, ao contrário da mesa de jantar externa, esta não é de grau de construção e tem acabamento claro.
A cozinha tem vista para o jardim lateral e para o terraço e tem quatro pequenos depósitos nas laterais, que são as saliências de um lado dos dois nichos do terraço. Ao contrário das paredes de cedro, a cozinha (e as prateleiras da lareira) apresentam marcenaria de abeto Douglas.
As corcundas do outro lado são mais longas e contêm a suíte master com vista para o jardim lateral e o oceano, bem como o quarto de hóspedes com vista para o jardim lateral e o banheiro principal com vista para o jardim da frente.
Ao contrário da área social, os quartos, banheiro e closets não possuem paredes revestidas de madeira.
Heliotrópio Arquitetos
Fotografado por Sean Airhart
Douglas Fir e Western Red Cedar são frequentemente usados na arquitetura da Costa Oeste do Pacífico, particularmente no projeto de casas à beira-mar.