Quem está de mudança para uma casa ou apartamento novo sabe o quão prazeroso é poder investir na decoração criativa do zero, já que o espaço é uma espécie de papel em branco que pode ser colorido da forma como você quiser.
E o melhor de tudo é que existem várias maneiras de fazer isso. Prateleiras e nichos, por exemplo, ajudam a manter livros mais organizados, enquanto o papel de parede para quarto dá um novo astral àquele ambiente.
Pensando em facilitar a sua vida, elencamos tudo aquilo que você precisa saber na hora de criar uma decoração para a sua casa do zero e quais possibilidades mais se encaixam no seu estilo pessoal e na sua disponibilidade financeira.
Como fazer uma decoração criativa em casa
Na hora de decorar um espaço, há quem fique com a cabeça repleta de dúvidas. Como fazer isso? Existe algum método? O que precisa ser levado em conta?
E se não ficar bom? A verdade é que não existe uma resposta certeira para cada uma dessas questões, já que cada pessoa tem um estilo e gosto totalmente únicos.
No entanto, é por meio desses dois aspectos que as nossas escolhas devem ser pautadas quando desejamos decorar um lugar tão especial como a nossa própria casa.
Ela é o local onde podemos descansar, rir, chorar e amar sem a interferência direta do mundo exterior.
Sendo assim, a orientação decorativa deve ser guiada pelo que, de fato, melhor nos representa. Uma pessoa com estilo alternativo e supermoderno dificilmente se sentirá bem em uma casa com elementos clássicos e tradicionais, e vice-versa. Portanto, lembre-se de considerar isso ao fazer as suas escolhas.
Ao mesmo tempo, é preciso considerar o tamanho da área de cada cômodo e as necessidades básicas de cada um deles.
Não adianta querer um guarda-roupa imenso em um quarto pequeno ou um sofá minúsculo para uma sala imensa. Sendo assim, meça os espaços e os móveis que você pretende usar.
Pintura ajuda a inovar o ambiente
Ao invés de manter as paredes todas brancas, você pode inovar pintando uma área com uma cor mais forte ou ainda criando uma textura diferente.
A ideia é que o cômodo ganhe uma aparência que fuja um pouco do óbvio. Só se atente a fazer isso em áreas específicas, como sala de estar e varanda, por exemplo.
Papel de parede pode ser opção mais econômica
Se você não quer apelar para a pintura, uma opção mais barata pode ser a aplicação de um belo papel de parede.
O mercado atual conta com uma variedade imensa de estampas e cores que vão deixar a sua casa ainda mais com a sua cara.
Decoração sustentável é tendência
Para quem não abre mão da sustentabilidade, uma ideia é utilizar elementos reciclados ou reaproveitados, como garrafas, latas e garrafas PET, na hora de decorar a casa.
Use as plantas ao seu favor
Outra sugestão que agrega mais vida a qualquer ambiente é o uso de plantas. Elas deixam qualquer espaço mais tranquilo, mas atenção às espécies escolhidas. Cada planta precisa de uma quantidade diária determinada de luz solar e de água.
Aposte na decoração vertical
A decoração vertical engloba quadros, nichos e prateleiras pendurados (com prego) ou pendentes (com fita adesiva) na parede, de modo a não ocupar o espaço de móveis, como a mesa e a rack.
No caso desses dois últimos, a grande vantagem é a maior organização espacial.
Tapetes deixam o ambiente mais aconchegante
Nada melhor do que colocar os pés e sentir aquele toque macio e fofinho de um tapete. Esse item é muito bem-vindo em qualquer decoração, em especial, na sala de estar.
Lembre-se de fazer a higienização correta da peça de tempos em tempos.
Quadros e retratos trazem mais personalidade
Para fechar com chave de ouro, use quadros e retratos na sua decoração. Eles vão ajudar a fazer com que o ambiente seja ainda mais personalizado e parecido com aquilo que você ama e representa.