Conheça as principais características dessa tendência de decoração
A decoração de uma casa não é tarefa fácil. Há muitos aspectos a se considerar: estilo, cores, iluminação, etc. No entanto, independentemente das suas escolhas, o ambiente deve ser organizado. Afinal, quem não gosta de chegar em casa, depois de um dia cansativo, e encontrar tudo em seu devido lugar?
Infelizmente, sabemos que nem sempre isso é possível. Na correria do dia a dia, é difícil manter a organização. Por isso, uma ótima maneira de tornar a arrumação da casa mais prática é optar por uma decoração clean.
O termo clean se tornou recorrente no mundo da decoração. Ele se refere a um visual minimalista, com objetos decorativos e móveis escolhidos a dedo, sem exageros. A ordem é evitar a poluição visual, prezando por ambientes mais sóbrios. Isso não quer dizer que você não possa adotar o estilo da sua preferência, só é preciso dosar a quantidade de estímulos visuais, ou seja, quanto menos, melhor.
Quais as principais características do estilo clean?
1) Menos é mais
Seguindo a premissa do minimalismo, para o estilo clean, quanto menos objetos decorativos e móveis em um cômodo, melhor. A ideia é deixar o ambiente com espaço suficiente para a circulação de pessoas e para acomodar apenas o que é necessário. Dessa forma, as pessoas vão se sentir mais confortáveis ao passar um tempo neste local.
Se você mora em um apartamento pequeno, por exemplo, onde cada centímetro importa, não compre móveis grandes, que podem dar a impressão de amontoamento. O ideal é seguir o princípio da proporcionalidade. Se for possível comprar móveis sob medida, melhor.
Além disso, há várias opções de móveis multifuncionais, como o sofá-cama, que facilitam a vida, otimizando o espaço.
2) Espaços maiores
Na decoração clean, os espaços parecem maiores do que realmente são, mas é só uma questão de organização. De fato, espaços do mesmo tamanho podem parecer maiores ou menores, a depender de como os móveis estão organizados.
Mesmo que você more em um microapartamento, dá para criar a sensação de cômodos mais amplos. Por exemplo, ambientes integrados, como a sala-americana, fazem com que o espaço pareça maior, uma vez que não há paredes para separar a sala da cozinha. Como bônus, as pessoas conseguem interagir mais e a circulação é favorecida.
3) Cores claras
No estilo clean, geralmente, as paredes são pintadas com cores claras, como branco, cinza e bege. Isso acontece porque elas dão a sensação de espaços maiores, uma vez que criam a ilusão de profundidade. Além disso, favorecem a iluminação. Cores claras absorvem a luz, enquanto as escuras fazem o contrário.
Isso não quer dizer que você não possa usar a cor da sua preferência, como azul, amarelo, vermelho, etc. É só escolher um tom mais neutro da paleta. Deixe os pontos de cor para os móveis e objetos de decoração, como plantas, tapetes e almofadas, por exemplo.
4) Material simples, mas elegante
Materiais que tenham um visual mais agradável aos olhos são as melhores opções para o estilo de decoração clean. Estamos falando, por exemplo, de madeira clara, tanto para os móveis, como um painel para TV, quanto para o piso. O vidro também é uma ótima opção para tampos de mesa e objetos decorativos, assim como o metal.
Materiais que têm esse aspecto mais simples, ou seja, que são lisos, sem estampas e sem texturas, são mais fáceis de serem combinados e incorporados ao ambiente. Além disso, criam um visual menos poluído, deixando o cômodo com uma atmosfera mais tranquila, para você poder descansar.
[…] Após comprar apartamentos de alto padrão em Perdizes, os detalhes merecem uma atenção. Para isso, um planejamento criterioso para unir os ambientes, escolher uma boa paleta de cores e mobília é necessário para uma decoração sofisticada. […]