Casa de volume empilhado com paredes móveis e piscina elevada

Esta casa, localizada em Melbourne, na Austrália, foi projetada por Austin Maynard Architects como um piso plano aberto com espaços privados. A construção da casa em três volumes distintos criou este desenho aberto e privado. E empilhando as três estruturas em estilo piramidal, os dois volumes principais são separados por uma passarela que conecta os jardins frontal e traseiro.
1-pyramid-piling-3-volumes-front-rear-passerelle.jpg
Outros aspectos do projeto de verso aberto privado são do chão ao teto, vidros de parede a parede nas fachadas frontal e traseira, enquanto os lados leste e oeste são praticamente sem janelas.

2-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
O pátio na frente da casa é aberto para o céu, permitindo que uma árvore cresça ali enquanto fica protegido das intempéries, permitindo que os proprietários aproveitem o ar livre e fiquem secos em dias chuvosos.
3-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A concentração de vidros nas fachadas norte e sul otimizou o ganho solar passivo. E como esta é uma área densamente povoada, as janelas foram equipadas com persianas Bottom Up em vez de Top Down, para fornecer privacidade onde necessário, mantendo a vista do jardim e do céu.
4-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
Na parte de trás da casa, um quarto volume contém a piscina elevada coberta com o mesmo revestimento horizontal de madeira da casa.
5-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
Um grande tanque de água está enterrado no quintal, alimentado pela água do telhado. A água do telhado é então reutilizada para regar os jardins e dar descarga nos banheiros. Há também painéis fotovoltaicos com microconversores cobrindo os telhados.
6-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A casa é acessada por uma passarela de madeira com LEDs inseridos nas bordas. A passarela leva à entrada principal – uma porta de vidro, e a segunda porta de vidro fica do outro lado da passarela interna da frente para trás. Quando ambas estão fechadas, o caminho de madeira deixa de fazer parte da área exterior, mas quando ambas as portas estão abertas, assume a estética de um túnel exterior.
7-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
No caminho para a porta da frente, o home office é passado, pois esse volume se projeta mais para o pátio frontal do que o outro volume no nível principal.
8-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
Atrás do escritório e logo à direita da entrada principal fica a primeira das duas salas de estar. Uma estante aberta cria uma parede falsa na passarela do túnel e, do lado oposto, uma parede fechada revestida de madeira esconde a lavanderia.
9-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.gif
O mesmo detalhe é usado em uma parede articulada que separa o home office da sala de estar e no pequeno banheiro do home office.
10-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
Em frente à sala de estar e à esquerda da entrada principal está a sala de jantar aninhada no espaço atrás da escada e um pequeno pátio externo cercado por vidro.
11-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A escada é um projeto de chapa de metal dobrada e perfurada contínua.
12-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A escada é pintada de branco, para combinar perfeitamente com a cozinha toda branca atrás dela.
13-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A cozinha toda branca é pontuada por elementos pretos através das suspensões de luz e dos assentos das banquetas do bar, e pela própria natureza através do pátio envidraçado e da árvore no terraço logo após a sala de jantar.
14-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A cozinha abre-se ainda para uma segunda sala de estar que depois se abre para o relvado, virada para uma zona de refeições exterior e para a piscina no jardim.
15-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A área de refeições ao ar livre está aninhada no espaço entre a casa e a piscina e sob a saliência do volume superior.
16-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A saliência do piso é criada pela suíte dos pais, um dos três quartos localizados no andar de cima.
17-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
O quarto da frente da casa tem seu próprio terraço criado por um dos volumes mais baixos. O outro volume oferece um pouco de vegetação íntima e pessoal através da árvore do terraço, uma vez que alcança o céu através do vazio do teto do terraço.
18-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
Enquanto a suíte master tem seu próprio banheiro, os outros dois quartos dividem um banheiro e um banheiro/pia localizado entre eles.
19-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A planta do térreo.
20-pyramid-stacking-3-volumes-front-back-walkway.jpg
A planta do primeiro andar.
Austin Maynard Arquitetos.
Fotografado por Tess Kelly.
Embora That House não seja grande, seu desenho geométrico e volumes de vidro empilhados minimizam visualmente seu tamanho geral. Da mesma forma, uma casa de concreto empilhado parece muito menor do que realmente é.

Fonte: www.trendir.com

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *