casa crua por Taller Estilo Arquitetura está localizado em Yucatán, México, em um pequeno terreno de apenas 6,5m L x 27,5m L, com casas vizinhas em ambos os lados. Para criar privacidade para a casa de concreto enxuto, as paredes laterais externas se estendem além da fachada posterior para criar paredes de privacidade e um par de portas de vidro de altura dupla, posicionadas entre as duas paredes, abertas para a piscina e o terraço do quintal.
O uso de portas de vidro de altura dupla visava criar o máximo de fluxo de ar possível na casa longa e estreita. Com a piscina localizada a poucos metros de distância, o ar quente mexicano é resfriado ao passar pela água antes de entrar na casa.
A localização da casa é densamente povoada e a capacidade de criar um oásis privado no quintal só pode ser alcançada estendendo as paredes laterais ao redor do quintal.
A garagem e a entrada ficam na frente da casa e, quando a porta da frente é aberta, o ar pode passar pelo interior fechado, conectando-se ao ponto de uma chaminé de ar.
O paisagismo seco usado no jardim da frente inclui plantas, seixos, pavimentação de concreto e bolas de vidro para um pouco de capricho e, claro, a divertida placa afixada orgulhosamente ao lado da entrada principal aumenta a fantasia.
Uma parede de vidro no lado leste da casa funciona como uma chaminé de ar enquanto ajuda a atrair a luz natural para a profundidade da casa.
Raw House é feito com materiais locais prontamente disponíveis, como concreto, blocos de cimento, acessórios de metal e vidro, todos deixados expostos para mostrar a beleza natural das matérias-primas e mostrar a história da estrutura da casa.
Madeira de porta reciclada foi integrada em toda a casa para adicionar um toque de história e calor.
Uma única escada de aço ao lado do interior faz a transição para duas fileiras de armários de cozinha que, junto com a área de jantar e a sala de estar, ocupam a maior parte do nível inferior.
O teto da cozinha é o mezanino acima do qual fica o home office. Ambos os níveis se beneficiam de portas de vidro de altura dupla que se abrem para o quintal.
O quintal é um oásis particular em meio à selva de prédios que cercam a Raw House, graças aos tijolos de concreto empilhados que a cercam.
A maior parte do pátio é ocupada pela piscina, mas plantas cuidadosamente colocadas e alguns assentos verde-limão fazem o terraço parecer muito maior do que realmente é.
As portas de vidro de pé direito duplo estão equipadas com cortinas do lado de fora que podem ser fechadas durante o dia para sombra ou à noite para maior privacidade.
A sala de estar, localizada ao lado das portas de vidro de pé-direito duplo, funciona como uma extensão do pátio quando as portas estão abertas e, quando fechadas, a sala de estar torna-se um local privado e confortável para relaxar.
Embora a casa seja tão estreita, a parede lateral de vidro colocada longe da parede de blocos de concreto ajuda a criar a ilusão de largura no projeto.
Essa ilusão de largura continua no segundo mezanino. A escada que leva ao mezanino termina em um patamar antes de continuar para o terceiro andar.
Enquanto a primeira escada é um projeto de aço aberto, o segundo lance é mais contido e chega a um corredor que percorre toda a sua extensão através de um terraço posicionado entre o quarto e o banheiro.
O terraço da cobertura é cercado em ambos os lados por portas de vidro que deslizam e se empilham, criando o momento perfeito ao ar livre no próprio quarto.
Do outro lado do terraço e ao lado do patamar da escada fica o banheiro.
O corredor é uma ponte que liga o quarto, o terraço e o banheiro.
Taller Estilo Arquitetura
Fotografado por David Cervera
Ao construir casas em climas quentes, a ventilação cruzada é uma ótima maneira de adicionar resfriamento passivo a uma casa. Como a Raw House está bem espremida entre seus vizinhos, a Taller Estiolo Ariquitectura teve que ser criativa ao obter ventilação cruzada, mas em locais maiores onde as casas vizinhas estão distantes, a maneira mais fácil de obter um resfriamento passivo é abrir os dois lados.
Fonte: www.trendir.com