A arquitetura japonesa incorpora elementos de design, como clareza de materiais e escultura, por isso não é difícil ver como a casa Concrete Box de Christopher Robertson de Projeto Robertson é influenciado pelo design japonês. O que é menos óbvio até que alguém entre na residência é como Christopher também usou a ideia japonesa de uma entrada multi-sequência.
Localizada em Houston, Texas, a residência Concrete Box parece ser uma vinheta de madeira e dois cubos de concreto, escalonados um sobre o outro, mas o primeiro cubo de concreto que passa pela entrada é na verdade uma parede de concreto escondendo um pátio interno. .
Como a primeira sequência de entrada é pela parede baixa de concreto, a porta da frente não é sólida, mas sim uma fileira de tábuas de madeira com persianas mantidas no lugar por uma estrutura de aço.
As persianas dentro da porta repetem as persianas da janela acima e, embora de tamanho maciço, a porta gira em um acesso central, reduzindo a escala geral do vazio de entrada.
Do outro lado da porta pivotante está um tranquilo jardim interno de plantações e cascalho, tudo cercado pelo muro de concreto.
O jardim incorpora o conceito de Zen e é um momento de tranquilidade entre o mundo exterior e o mundo interior.
Embora a fachada exterior da casa pareça não permitir a entrada de muita luz natural, as janelas voltadas para o pátio e para o quintal, bem como inúmeras claraboias inundam as áreas internas com luz natural.
O pátio leva a uma parede de vidro que se abre para o foyer minimalista.
Junto ao hall de entrada encontra-se a zona social composta pela sala de jantar, sala de estar e cozinha.
A zona social desenvolve-se com a sala de jantar virada para o pátio e a sala de estar virada e ligada ao jardim das traseiras. Entre os dois está a cozinha. As três zonas descem (ou sobem) umas das outras.
A área de jantar inclui uma mesa de madeira manchada de preto cercada por 8 cadeiras de plástico moldado em preto. O pingente de halo preto acima da mesa contribui para o esquema de cores monocromáticas. A cozinha, um degrau abaixo, também conta com móveis tingidos de preto através da bancada em frente à ilha.
A cozinha introduz um terceiro material através de seu balcão, mas o padrão espiralado na pedra faz referência ao concreto e à madeira usados neste nível.
A sala é conectada ao quintal por uma parede de portas de vidro deslizantes e empilháveis.
O quintal possui um caminho central de deck de madeira com uma ilha de cascalho centralizada. Uma pequena fonte de água no final torna-se um ponto de destino para contemplação e relaxamento. Para evitar que o deck pareça muito geométrico, ele foi projetado em torno de dois agrupamentos de árvores.
O paisagismo natural que circunda o pátio dos fundos continua até a frente da casa onde termina antes do muro baixo de concreto. O volume de madeira do segundo andar adiciona uma conexão abstrata com as árvores do jardim e, apropriadamente, as escadas que levam ao segundo andar também são de madeira.
A escada fica diretamente em frente ao foyer e, embora os degraus e degraus sejam de madeira, Christopher Robertson adicionou de forma criativa um degrau de concreto em balanço.
Há três quartos no andar de cima, além de uma biblioteca e no final do corredor fica um dos quartos que por acaso é um berçário.
A biblioteca fica na outra extremidade e tem uma janela recortada que dá para a escada.
A janela com vista para a escada e um recanto na parede de livros oferecem lugares alternativos para sentar e ler.
Todos os quartos no andar de cima, exceto o banheiro principal, são preenchidos com paredes brancas e tetos com piso de tábuas de madeira.
O banheiro principal tem suas paredes revestidas com ladrilhos de mármore de 12″ x 24″ instalados verticalmente. O efeito é tão zen quanto os jardins.
Projeto Robertson
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