Casa com estrutura de madeira laminada como característica principal do projeto

Às vezes, a melhor simetria é criada em uma composição de estruturas assimétricas e é exatamente esse o caso dos volumes de ponta dupla da Armitage Residence, localizada a apenas 12 milhas ao sul de Whistler, British Columbia. Arquitetos NSDA não só usou estruturas de Douglas fir glulam para criar os volumes, mas também os usou como o principal elemento de design da casa.
1-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
A estrutura de glulam projetada está no primeiro plano da fachada da casa, que também é revestida com blocos de alvenaria e chapas de ferro corrugado. Esse design um tanto austero ganhou vida com um painel de vidro azul translúcido no vidro, um número “4” em negrito na porta da garagem e um poste de luz externo vermelho brilhante.

2-home-engineered-glulam-structure-main-design-feature.jpg
Localizada em um local montanhoso, a residência Armitage repousa sobre um canal de rocha que preenche os vazios entre várias rochas grandes. A casa está localizada em uma clareira à beira de um pântano sazonal que é muito úmido no inverno e muito seco no verão.
3-home-engineered-glulam-structure-main-design-feature.jpg
Os vidros e caixilhos das portas são de alumínio anodizado e o telhado é revestido de metal galvanizado, que se estende além dos volumes pontiagudos para criar uma entrada protegida posicionada na lateral da estrutura.
4-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
Dentro de casa, um fogão a lenha é a principal fonte de calor. O modelo autônomo é posicionado em frente a um bloco de alvenaria que capta e retém o calor do fogão; solte-o lentamente muito tempo depois que o fogo se extinguir.
5-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
A lareira fica na sala de estar, que é envolta em dois lados por grandes janelas panorâmicas. O piso é todo de concreto polido frio, equilibrando o calor do abeto Douglas acima, assim como as paredes de blocos de alvenaria.
6-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
A zona social tem uma decidida forma em “U”, envolvendo um terraço resguardado. A sala de estar fica de um lado do U e a sala de jantar do outro.
7-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
A área de jantar tem um pé-direito mais baixo e íntimo, que é uma combinação das vigas de madeira laminada expostas e do deck 1 × 6 de abeto de Douglas.
8-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
Ao pé da ‘forma de U’ ao lado da sala de estar fica a cozinha e é uma sala que os arquitetos da NSDA mudaram um pouco as coisas com a introdução de armários de aço vermelho que lembram lojas industriais e tiras de detalhes em azul cobalto que pagam homenagem à localização serrana costeira.
9-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
Uma fileira de janelas de clerestório ajuda a inundar as estações de trabalho com luz natural, enquanto uma fileira de 4 janelas quadradas de vidro azul translúcido, alinhadas com a parede de blocos de alvenaria acima de uma estação de serviço, cria uma conexão com a sala de estar a alguns metros de distância.
10-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
Uma escada contínua de aço leva ao segundo andar. Como há uma abertura no suporte estrutural para permitir o acesso ao pavimento superior, um contraventamento de aço vermelho é instalado em frente à parede de vidro.
11-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
No andar de cima, o glulam projetado realmente aumenta o fator de design com seus padrões de V invertidos. Aqui, em vez do deck de abeto Douglas macho e fêmea, os tetos são revestidos em compensado de bétula do Báltico.
12-home-engineered-structure-glulam-main-design-feature.jpg
Abaixo do topo de um dos telhados assimétricos está um espaço de estúdio que continua a estética moderna em seu mosaico de painéis de vidro translúcido na parede externa. Embora os móveis sejam austeros, a sala é preenchida com o ambiente necessário para ser inspirado criativamente.
Arquitetos NSDA
Nem todas as vigas de madeira laminada são feitas de abeto Douglas, em uma casa pré-fabricada à beira do lago em Quebec, Canadá, elas foram feitas de tábuas de abeto preto.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *