Arcá, por Workshop de Marko Brajovic está localizado na floresta tropical brasileira da Costa Verde, próximo à cachoeira do Perequê que margeia o Parque da Bocaina. Um refúgio pré-fabricado de 2 camas, o projeto é uma cúpula de meio barril e um volume autoportante cujo desenho contínuo do telhado permite a eliminação de suportes internos. E como o formato do barril forma o suporte, ambas as extremidades podem ser totalmente envidraçadas para maximizar a vista da paisagem natural circundante.
O formato do cano foi feito com chapa Galvalume, um composto de aço carbono, alumínio e zinco.
Demorou apenas uma semana para montar os módulos Galvalume no local e, se necessário, eles podem ser desmontados e movidos com a mesma rapidez e facilidade para um novo local.
Como a cúpula foi pré-fabricada, o impacto na floresta tropical circundante foi mínimo.
O piso da cúpula é elevado por meio de bases de concreto, permitindo que brisas frescas passem por baixo da estrutura, criando um efeito de resfriamento passivo para as áreas internas.
As turbinas eólicas no telhado removem todo o calor coletado do interior.
Ambas as extremidades da estrutura Galvalume se abrem para o deck, protegidas pela linha estendida do telhado.
De um lado, o terraço fica ao lado da cozinha e da sala de jantar.
A cozinha tem um design compacto.
A casca exposta de Galvalume cria uma forte estética industrial, que foi contrariada pelo uso de tábuas de eucalipto utilizadas em todo o interior.
Portas grandes em ferragens de porta deslizante adicionam um pouco mais de drama à pré-fabricada.
Atrás de uma das portas de correr encontra-se um quarto equipado com uma secretária – embora não tenha a certeza de quanto trabalho pode ser realizado com um acesso tão fácil ao terraço!
À noite, a paisagem próxima é iluminada para revelar uma paisagem deslumbrante.
Que lugar incrível para ir e relaxar da agitação da vida na cidade.
As paredes envidraçadas do Arca criam uma conectividade tão fantástica com a floresta tropical que, sem o padrão de grade, você pode até esquecer que está lá dentro.
O layout da planta da casa pré-fabricada.
O perfil do telhado de meio barril.
Workshop de Marko Brajovic.
Fotografia do Atelier Marko Brajovic.
Eu acho incrível quando uma casa pré-fabricada quase não deixa nenhuma marca na paisagem circundante e se essa casa pré-fabricada está na floresta tropical ou em uma casa isolada perto da água, o resultado final realmente deixa você com essa estética “perdida na natureza”.