As casas tradicionais não precisam redesenhar suas fachadas para criar uma estética mais moderna. Às vezes, é o que um arquiteto cria em torno de uma casa existente que a moderniza. Adicionando concreto ao G3House por Lhama Arquitetos é um exemplo perfeito. Com sua nova linha de telhado assimétrica emparelhada com a tradicional linha de telhado inclinada da casa original, o yin e o yang do projeto estão em perfeita harmonia; na verdade, o novo pico aponta para o antigo como se ele o homenageasse.
Localizada em Otopeni, na Romênia, a G3House era originalmente uma pequena estrutura de 100 metros quadrados sem muito espaço para entretenimento. área de lazer ao ar livre.
A área externa é projetada em torno de um grande deck de madeira e inclui o espaço externo protegido, bem como uma piscina localizada fora da casa principal.
À noite, as luzes de ambos os edifícios mantêm a ponte bem iluminada.
As paredes de vidro podem ser abertas para criar uma transição perfeita entre as áreas internas e externas.
Além do envidraçamento da abertura, uma porta de vidro é posicionada entre e conecta os dois volumes.
O concreto da nova adição está ainda mais ligado ao local por meio do uso de uma cerca de concreto que circunda o quintal, enquanto a floreira na parede traz uma seleção de plantas naturais para o concreto.
Um caminho leva da ponte, através do quintal, dividindo-o em duas áreas da mesma forma que a ponte é dividida em duas áreas.
O projeto completo é baseado em duas, duas estruturas de dois estilos com duas áreas externas no deck levando a duas áreas no quintal.
Embora todo o projeto dependa de diferentes versões de dois, é o yin e o yang do edifício principal e a nova extensão que realmente definem o G3House.
A extensão é construída em concreto aparente e coberta com telhas cinzas dobradas para o telhado.
A seção que conecta os dois edifícios é térrea e apresenta uma fileira de águas-furtadas.
No interior, as clarabóias criam uma definição entre os dois volumes. À esquerda, a casa original ainda apresenta a parede lateral externa, enquanto à direita, a nova seção é totalmente aberta, expondo vistas para uma magnífica lareira.
As paredes e teto de concreto retêm o calor da lareira, reduzindo a quantidade de lenha necessária para manter o ambiente aquecido no inverno.
As paredes de abertura envidraçada na parte posterior do volume mantêm o espaço fresco no verão.
O calor do piso de carvalho e do centro de mídia equilibra o frescor da casca de concreto.
A madeira do edifício principal não está presente no piso, mas sim em grandes extensões de paredes.
O edifício principal foi modernizado antes da extensão e o novo layout inclui um corredor que conduz do anexo ao volume com a cozinha e as áreas de jantar à esquerda e um banheiro, escada e quarto e sala de família à direita.
O caráter original da casa principal foi respeitado durante suas atualizações e os ladrilhos, tábuas e vigas originais de madeira foram recuperados e reutilizados durante a reforma.
Subindo um lance de escada, o patamar leva a uma porta inclinada que leva ao quarto das crianças e depois ao banheiro, que possui ladrilhos de granito em um tom marrom quente. Uma janela arqueada peek-a-boo tem vista para a escada.
Acima do banheiro, há uma sala de jogos acessível por uma escada dentro do quarto das crianças.
O quarto de hóspedes tem um teto dinâmico de vigas expostas que se encontram em diferentes ângulos.
O corredor do andar de cima é inundado pela luz de uma claraboia acima, essa luz também entra na sala de jogos da criança acima do banheiro pela janela acima de sua porta.
A suíte master percorre todo o comprimento do andar com a área de dormir traseira com vista para a piscina. Todo esse nível era um loft aberto antes da reforma.
No rés-do-chão, a sala de jantar abre-se para a piscina e a cozinha abre-se para a sala de estar exterior.
Há uma adega e uma lavanderia no porão.
Lhama Arquitetos
Fotografado por Radu Malasincu
Como visto aqui no G3House, uma adição pode mudar completamente a estética geral de uma casa e, assim como aqui, uma extensão moderna de uma casa de fazenda tradicional pode ser espetacular – desde que o arquiteto reconheça que ambos fazem parte da composição geral.