Ao projetar uma casa grande (na verdade, 6.000 pés quadrados) em um habitat natural cercado por uma floresta de carvalhos, abetos, abetos e algumas bétulas, e animais como falcões, perus, raposas, veados e ursos, é sempre complicado criar um estrutura que não se sobrepõe à beleza natural que a envolve. Jay Bargmann na Rafael Vinoly Architects foi não tradicional com seu design industrial para a Shokan House fazer exatamente isso, misturar-se perfeitamente com a paisagem. Usou madeira, aço, concreto e muito vidro refletivo, e o resultado é uma casa que fala de pedra, sombras e reflexos e mesmo sendo enorme a casa se insere despretensiosamente no ambiente de flora e fauna.
Situado à beira do reservatório de Ashokan, logo abaixo do pico da montanha Catskill, as grandes extensões de vidro em todos os quatro lados da Shokan House permitem que a casa se misture com a paisagem circundante, mas o vidro também permite que as vistas amplas preencham o áreas internas, criando uma folha fascinante para os elementos industriais expostos usados por toda parte.
A casa tem vistas que se estendem para o sul até onde a vista alcança e, com sua localização remota, o acesso é feito por uma estrada de cascalho de meia milha que serpenteia ao redor de um lago gramado antes de chegar à elevação oeste.
A estrada de cascalho continua ao redor da maloca de forma linear, criando um círculo de cascalho quando finalmente para na elevação sul.
Como a Shokan House é visível do céu através de uma faixa aberta de terra, Jay Bargmann projetou a casa para parecer tão boa do ar quanto do solo.
A entrada de automóveis abrangendo os lados leste e oeste da casa, tanto a entrada para os pés quanto a entrada para carros está disponível em ambos os lados da fundação de concreto de um andar.
A fundação se estende desde a colina de forma escalonada, permitindo que ambos os volumes fiquem nivelados com o solo em elevações específicas.
A garagem de concreto tem enormes portas sem pilares, de modo que, quando deixada aberta, parece estar sob um deck aberto, em vez de uma estrutura fechada.
Este mesmo princípio foi aplicado à lareira, mas aqui a abertura é completamente quadrada.
O hall de entrada é acessível a leste ou a oeste e é totalmente revestido em marcenaria de nogueira combinando, com exceção, é claro, da lareira.
Uma segunda lareira é colocada diretamente atrás da lareira na sala de estar. É um espaço de volume duplo com uma escada que leva à sala de jantar acima do foyer.
O espaço de volume duplo apresenta janelas de 2 andares com vista para as copas das árvores, o reservatório e as montanhas além.
Com tetos de aço corrugado e elementos estruturais de aço expostos, a Shokan House é uma ode ao design industrial.
Aço, vidro, concreto, madeira e telha cerâmica são deliberadamente deixados expostos como detalhes de projeto como forma de contar uma história e este registro visual da história da casa foi uma decisão de projeto importante e integral para estabelecer a essência da casa.
A escada é um degrau contínuo de aço inoxidável perfurado, enquanto a balaustrada é feita de uma estrutura de aço e cabos de tensão de aço inoxidável.
No andar de cima, a gripe do saguão do andar de baixo faz uma declaração dramática.
Além da sala de jantar, este nível também abriga a cozinha, uma biblioteca e dois quartos (há um terceiro quarto no térreo).
Mantendo as vistas frontais e centrais, a cozinha, a biblioteca e os quartos estão todos contidos nos volumes da ilha.
A mesa de jantar é um gigantesco design de aço inoxidável personalizado que acomoda até 14 pessoas.
A mesa da biblioteca também é personalizada com tampo de aço inoxidável e marcenaria de nogueira abaixo.
As janelas são equipadas com persianas perfuradas redutoras de brilho que bloqueiam a luz do sol sem obstruir a vista.
Uma penteadeira de aço inoxidável costas com costas é integrada ao lado da estante em um vazio de aço.
Ao lado das penteadeiras há um banheiro separado.
Atrás da estante e ao lado da penteadeira e do banheiro, há um quarto silencioso com uma cama embutida nos armários do chão ao teto, tornando-o um espaço de dupla finalidade.
Quando a cama de parede está fechada, a única coisa que a denuncia é a alça horizontal.
O quarto principal fica na parte de trás do prédio onde o 2º andar fica no térreo.
Fora da suíte master há um terraço de concreto equipado com uma grande mesa e banquetas.
Abaixo da suíte master fica o quarto de hóspedes do andar principal, com terreno nos dois lados e a garagem atrás; esta sala tem apenas uma pequena janela.
O quarto de hóspedes do andar de baixo tem tudo o que um hóspede pode desejar, uma cama, uma TV, um lugar para sentar e trabalhar ou comer e muito espaço de armazenamento.
A fundação de concreto repousa sobre a rocha e as grandes extensões de vidro são instaladas em seções em T de aço, que são aparafusadas na fundação e suportam as vigas abertas espaçadas a 1,2 m.
As telhas cerâmicas utilizadas no térreo foram instaladas para permitir o acesso aos serviços abaixo, que podem ser mantidos, reconfigurados ou ampliados.
Jay Bargman
Fotografado por Brad Feinknopf
A combinação de elementos de vidro, concreto e aço aparente é uma ótima maneira de usar elementos estruturais como principais elementos de design.