Localizada na região montanhosa de esqui de Whistler, British Columbia, Canadá, a Hadaway House está posicionada em uma encosta noroeste com vista panorâmica do vale de Whistler. A fachada da casa tem um perfil facetado único resultante de restrições locais sobre a pegada e a altura de uma casa, bem como a necessidade da casa de despejar a neve do telhado em áreas de armazenamento definidas no local.
O design da Hadaway House apresenta um exterior único, quase uma nave espacial em estética. O código de construção para um tamanho de área ocupada foi alcançado dobrando o perfil da casa em uma base estreita. Toda a casa é revestida com painéis de ipê 2,6 espaçados abertos, instalados nos cantos para exagerar os ângulos da casa.
Somando-se aos cantos da casa estão os vazios deliberadamente não quadrados, janelas e postes de suporte de aço em ângulo.
Uma escada leva à porta dos fundos, que de longe parece a escotilha de uma nave – talvez uma nave espacial? Essas escadas conectam o nível inferior a um pátio externo abaixo da casa. É o único terreno plano no local íngreme além da entrada principal.
Uma inclinação reversa no telhado atua como um funil para direcionar a queda de neve para longe dos caminhos externos.
Uma fenda vertical de espaço se estende abaixo da cumeeira mais alta, dividindo o volume facetado para trazer luz para a parte mais profunda da casa.
Uma grande pedra no local é estriada de forma semelhante ao revestimento de ipê da Hadaway House.
A entrada principal está localizada na parte alta do terreno, longe de onde a neve do telhado é afunilada.
O terreno é em forma de cunha com o lado mais estreito voltado para a rua, criando espaço suficiente para uma garagem e a entrada estreita.
O foyer leva à área de jantar com a cozinha de um lado e uma sala de estar rebaixada do outro, e a sala se abre para um deck ao ar livre com vista para o Whistler Valley.
O terraço apresenta o design incomum de postes de aço bulbosos instalados em ângulos para suportar o peso de uma cobertura coberta de neve.
Durante o verão, a saliência do telhado fornece a sombra necessária do sol quente.
A arquitectura, quando reduzida a secções complexas, apresenta-se como uma instalação escultórica abstracta – tudo em equilíbrio rítmico e tudo em harmonia.
Mesmo no terraço, foram criados vazios na estrutura sólida para permitir a passagem da luz solar durante o inverno.
Completando os cantos do terraço, uma grande mesa de centro quadrilateral.
Atrás da sala de estar e logo após o corredor, uma escada leva à suíte master e uma passarela com deck que continua até o home office.
Até a entrada da suíte master é facetada.
A suíte master se beneficia de suas próprias janelas e paredes de formato incomum. Tem ainda uma pequena escada de 3 degraus que dá acesso a uma grande casa de banho.
Do lado de fora da suíte master, a passarela enfeitada leva a um corredor até o escritório doméstico.
A passarela em ponte tem vista para a sala de estar de um lado e a entrada do outro.
O escritório tem uma mesa de trabalho que percorre toda a extensão da parede da janela e estantes embutidas acima das janelas.
Há também dois quartos de hóspedes no andar inferior, bem como uma segunda sala de estar e uma grande área de serviço.
O plano de nível principal.
A construção da Hadaway House é uma combinação de concreto no nível inferior e estrutura de aço composta e madeira maciça nos níveis superiores. A massa térmica do concreto inferior atenua as variações de temperatura no interior durante o verão e o inverno, e no verão o interior é ainda mais resfriado e ventilado, aspirando o ar do nível mais baixo no lado norte, antes de liberá-lo através da abertura central na cobertura.
Patkau Architects.
Fotografia de James Dow e Patkau Architects.
Enquanto a Hadaway House apresenta uma grande pedra na lateral da casa, as casas de clima nevado às vezes incorporam grandes pedras em seus planos externos e uma dessas casas até fez uma grande errática glacial.
Fonte: www.trendir.com