A Tusunomiya House está localizada em uma área residencial de Tochigi, no Japão. A casa foi projetada para apresentar uma reinterpretação moderna de um nure’en tradicional japonês, que é uma varanda em estilo japonês fora de um quarto. A nova versão moderna do nure’en é um grande espaço ao ar livre totalmente contido sob o telhado A-Frame da Tusunomiya House, o que significa que o telhado cobre tanto a área interna quanto a externa do nure-en.
Suponha que o escritório de design tenha projetado as áreas internas/externas abaixo da linha do telhado para serem um tanto ambíguas, o que significa que a definição entre as duas áreas é borrada e não é óbvia da rua.
Para aumentar a confusão dos transeuntes, estão as duas claraboias posicionadas logo acima do nure-en.
Do lado da casa, os espaços interior/exterior são claramente visíveis através da janela do segundo piso através do suporte estrutural que atravessa a vista da janela.
O nure-en no andar de cima oferece vistas dos arredores através do telhado recortado.
O nure-en superior tem uma parede de pônei que o proprietário pode olhar para cima para ver o nure-en abaixo.
O nível do solo nure-en tem um piso de seixos e uma parte inferior de pinho nodoso em forma de empena que é perfurada com duas vigas de suporte, criando drama em um ambiente minimalista.
A parede externa entre a área social interna e a área externa é coberta por uma série de portas de vidro deslizantes e empilháveis com esquadrias de madeira, borrando ainda mais as linhas entre o que está dentro e o que não está.
A empena em forma de A tem recortes para permitir que uma árvore recém-plantada continue a crescer através da empena e forneça vistas da rua além.
Do lado de dentro da casa, as partes da casa que fazem parte da linha do telhado em forma de A são revestidas em pinho nodoso, assim como o piso, enquanto o restante das paredes é branco puro.
A mesma distribuição de materiais é usada no segundo nível, criando uma sensação de calor na decoração minimalista.
Assumir escritório de design.
Fotografia de Toshiyuki Yano.
Usar a simplicidade do design para criar um resultado complexo é algo em que os arquitetos japoneses se destacam, e o Suponha que o Design Office realmente se apegou a esse princípio. O conceito de clareza material e forma escultural é algo que muitos arquitetos ocidentais também adotaram, citando a arquitetura japonesa como sua influência – esta casa de concreto é um bom exemplo.