O open space, ou espaços abertos, estão em alta na decoração e arquitetura de casas. Cozinhas abertas para sala proporcionam integração de ambientes e otimização de espaço
As cozinhas abertas se configuram em um design versátil para casas grandes ou mesmo apartamentos pequenos. Esse layout tem ganhado a atenção de designers de interiores e até mesmo de pessoas que queiram reformular suas cozinhas.
Tendência: cozinhas abertas para sala
É notório que muitos conceitos de arquitetura e decoração seguem tendências e necessidades sociais. Vimos que, durante a pandemia que começou em 2020, aumentou o interesse das pessoas por ajustar suas casas para suas novas necessidades.
Por exemplo, conforme uma pesquisa de 2022 do Google, a procura na internet por “decoração de casa” aumentou em mais de 60% durante a pandemia.
Algo buscado atualmente pela sociedade é a flexibilidade de diversos elementos em nosso dia a dia. O design das casas e sua montagem, claro, não iria ficar de fora. A flexibilidade dentro das residências tem sido algo que desperta o interesse.
Assim, mudar a composição de uma cozinha pode refletir a forma na qual as pessoas estão vivendo. A abertura da cozinha fechada tradicional é uma maneira de flexibilização e fluidez do ambiente. Nesse caso, diferentes atividades compartilham um mesmo ambiente, sem barreiras. Também podemos chamar o conceito de open space.
É fácil visualizar uma família moderna, por exemplo, em que um pai esteja cozinhando na cozinha aberta enquanto acompanha um streaming de culinária na TV da sala, e, simultaneamente, os filhos estejam brincando nessa sala e conversando com o pai. Tudo isso é possibilitado pela abertura no layout de sala e cozinha.
Dicas para open space: cozinha X sala
A principal consideração é harmonizar os dois ambientes, tanto na proposta decorativa quanto nos elementos arquitetônicos. Assim, pense em sempre trazer o mesmo estilo, as mesmas cores e proposta na sala e na cozinha.
Por exemplo, se a sala tiver um estilo vintage, é possível adicionar na cozinha conjuntos de armário retrô e objetos decorativos de época, como panelas antigas ou mesmo quadros com pinturas vintage.
No quesito estrutural, as ilhas são tipos de cozinha que facilitam a integração de dois ambientes. Elas são dinâmicas e possibilitam a fácil circulação pelo espaço.
Se você optar por open space com menor integração, você pode inserir uma parede de vidro entre a cozinha e a sala.
A cozinha também pode ser em formato de “L” com balcões, eletrodomésticos e demais itens necessários nessa composição. No espaço aberto, você pode adicionar uma mesa e logo após já o sofá da sala.
Por exemplo, se você é uma pessoa moderna com o hábito de preparar receitas fit assistindo a canais de culinária em aplicativos de vídeo na TV ou computador, é possível deixar esse eletrônico na sala bem posicionado para o balcão da cozinha, e utilizar os dois ambientes simultaneamente.