Optar por comprar adesivo de parede, ao invés de usar tinta na reforma ou construção de ambientes internos, tem sido algo bem comum nos últimos anos. Essa escolha, inclusive, possui ótimas vantagens e pode agregar muito ao projeto de decoração da casa, escritório ou espaço comercial.
O fato é que hoje existe um leque de opções de papéis de parede no mercado, capazes de agradar qualquer público e se adequar a qualquer ambiente. São várias estampas, cores e tipos de materiais que fazem esse elemento decorativo ser tão interessante. Conheça mais abaixo.
O que é melhor? Pintar ou usar papel de parede?
De uma maneira geral, comprar adesivo de parede em vez de investir em tinta é bem melhor. Isso acontece, principalmente, porque os papéis são mais duráveis, versáteis, com aplicação mais fácil e ainda apresentam uma grande diversidade de designs.
A tinta, apesar de também ter suas vantagens, possui algumas limitações, como a necessidade de retoque com frequência. Algumas marcas e tipos específicos devem receber uma mão de tinta a cada dois anos, enquanto o papel de parede pode durar até 12 anos sem precisar trocar.
Vantagens de utilizar papel de parede
Para saber porque usar papeis de parede, nada melhor do que conhecer as vantagens desse elemento decorativo e como ele pode contribuir em um projeto de construção ou reforma de ambientes internos. Suas principais vantagens incluem:
- Fácil aplicação: a aplicação costuma ser rápida e muito fácil;
- Versatilidade: o papel de parede pode ser usado em diferentes tipos de ambientes e paredes;
- Limpeza simples: o processo para limpar os papéis de parede também costuma ser muito prático e fácil;
- Boa durabilidade: como dito anteriormente, um bom papel de parede pode durar até 12 anos se for bem conservado;
- Personalização do ambiente: é possível personalizar qualquer parede do jeito que você quiser e deixar tudo com a sua cara ao usar papéis de parede;
- Opção ecológica: além de tudo, muitos papéis de parede ainda são feitos com materiais sustentáveis, o que é amigável ao meio ambiente;
- Disfarce para pequenos problemas: em último caso, o papel de parede ainda pode ser usado como um corretivo para esconder problemas estruturais (enquanto não se reforma), como pequenas rachaduras, manchas e outras imperfeições.
Além de tudo que foi citado acima, comprar adesivo de parede ainda pode ser uma boa opção por questões econômicas. O mercado possui uma grande variedade de preços e muitos deles são bem acessíveis. Dessa forma, é uma excelente maneira de mudar a cara da sua parede com baixo custo.
Tipos de papel de parede
Os papéis de parede podem variar bastante, seja em aparência ou em composição de material. No primeiro caso, existem os adesivos mais limpos esteticamente, que têm uma única cor predominante e pouca ou quase nenhuma textura. Ao mesmo tempo, existem também os que possuem estampas muito chamativas e cores vibrantes.
Já no que se refere à composição, os papéis de parede podem ser vinilizados, na qual a composição contém celulose com verniz, vinílicos, onde possui celulose, outros materiais sintéticos e revestimento em PVC, emborrachados quando feito de materiais de borracha ou naturais, fabricados com pedras – normalmente, a mica.
Onde não colocar papel de parede?
Apesar da versatilidade, os papéis de parede não devem ser aplicados em alguns lugares. Entre os locais a serem evitados, estão: paredes sem reboco, paredes apenas com o cimento, paredes com massa corrida (mas sem tinta) e paredes com umidade.
Além desses casos, as paredes com azulejos, com acabamento grafite e superfícies de madeira ou mdf devem receber um cuidado especial antes de ter o papel de parede aplicado. É necessário que eles estejam sempre planos e bem limpos antes da aplicação.
Como aplicar o papel na parede?
Para colocar o papel de parede, não existe muito segredo. Basta separar a superfície onde será aplicado e deixá-la bem limpa, sem poeira ou qualquer outra sujeira. Depois disso, coloca-se o papel com o auxílio da cola específica para isso. Veja o passo a passo detalhado:
- Limpe a superfície onde o papel será colado: pode ser usado um pano úmido aqui. O ideal é que não fique nenhuma poeira na parede;
- Meça a parede e marque o papel: use uma trena para medir altura e largura da parede e, se houve interruptores ou janelas, por exemplo, marque no papel o local onde eles ficam;
- Corte o papel de parede: sempre deixe uma sobra de 5cm na altura e largura no caso de papéis sem estampas. Para os texturizados, corte com uma margem de sobra de 10% na altura – isso permite encaixar bem a estampa na hora da colagem;
- Aplique a cola: Caso o papel não seja autocolante, passe a cola especial para esse fim na parte de trás do papel (use rolo de pintura ou pincel);
- Cole o papel: Comece de cima para baixo e use um pano para auxiliar, de forma que evite bolhas. Sempre respeite a margem de 5 cm, não comece a colar exatamente na ponta do papel. Faça isso lentamente e, se necessário, peça ajuda de alguém para segurar o papel com você;
- Corte as sobras: por fim, corte as sobras do papel e as partes reservadas para as tomadas com o auxílio de um estilete.
Apesar de todo esse processo ser bem simples, pode ser necessário um trabalho profissional. Se você não se sente seguro para realizar a aplicação, não deixe de contratar ajuda especializada para deixar o resultado do jeito que você sonhou.
Os papéis de parede são recursos decorativos realmente poderosos e com muitas vantagens. Isso pode e deve ser bem explorado na hora da reforma para garantir uma boa ambientação. Para auxiliar nisso, inclusive, a Quartinhos possui um catálogo de adesivos de paredes bem diversificado e cheio de boas opções. Não deixe de conferir e garanta um bom resultado na sua decoração.