Agência Alemã de Arquitetura Baufritz criou a Smart House para ser totalmente autossuficiente e, de fato, é a primeira casa a ser certificada como tal na Alemanha. Localizada em Poing, na Baviera, é uma casa modelo e um dos designs mais inovadores de toda a Europa.
Combinando elementos alpinos tradicionais com o clássico estilo Bauhaus, a casa de 2 andares apresenta um telhado de duas águas projetado e baixo, uma fachada de telhas de vidro e abeto prateado e um pequeno lago localizado entre a entrada principal e o deck. .
Para atender todas as necessidades de eletricidade e aquecer a casa, são utilizadas três fontes de energia: uma célula a combustível de hidrogênio, uma turbina eólica e um sistema solar fotovoltaico. A eletricidade excedente é usada para carregar um carro elétrico por meio da garagem convenientemente localizada, que também está conectada ao sistema. As 3 fontes de energia mencionadas e suas baterias de armazenamento também mantêm os sistemas de iluminação LED e aquecimento de água totalmente carregados e prontos para uso, e qualquer energia extra é encaminhada de volta para a rede elétrica.
A entrada principal apresenta algumas das modernas luzes LED usadas em toda a casa. Barras verticais de luz adicionam um contrapeso geométrico ao revestimento horizontal da porta.
Uma vez dentro da casa, um corredor leva a um banheiro de hóspedes, seja para o escritório ou para a área social, enquanto uma escada leva aos quartos do andar de cima.
Tanto o interior quanto o exterior da casa modelo foram projetados com uma estética alpina chique e consistem em pisos de calcário natural, como visto na entrada, bem como pisos, paredes, tetos e móveis de madeira de freixo. corrimão de aço escuro na escada, armários de cozinha e alguns móveis.
Os tetos são baixos para reter o calor e todos os materiais foram testados quanto à sua saúde, tanto para as pessoas que ali residirão quanto para o ambiente que envolve a casa. Esta abordagem holística aos materiais de construção é um modelo para a proteção do clima na construção civil.
A grande quantidade de vidros e o piso plano aberto criam conectividade com a paisagem circundante, assim como os materiais naturais utilizados em todo o edifício.
Com o nível de eficiência energética alcançado como “KfW Efficiency House 55” (normas da UE), é o primeiro projeto de casa na Alemanha que possui a certificação Minergie-ECO, o que significa que a casa é certificada em eficiência energética, ecologia, biologia e vital valor.
Esta Casa Inteligente também foi premiada com o “Baufritz Health Building Pass” devido à sua combinação de energia eólica, energia fotovoltaica com 80% de eficiência energética, tecnologia avançada de célula de combustível e design ambiental sustentável. O que é realmente interessante é o uso de hidrogênio em seu aquecedor de célula de combustível Viessmann – este é o primeiro na Alemanha. A célula de combustível movida a gás natural pode complementar as necessidades de energia quando necessário.
A madeira para a chaminé é primeiro armazenada no exterior num abrigo que faz parte do aerogerador da torre eólica, tornando este aerogerador quase indistinguível da sua vocação secundária.
No andar de cima, as escadas levam a um mezanino com o banheiro/spa em uma extremidade, o quarto principal no meio e os dois quartos das crianças no final. O mezanino é bem iluminado por uma claraboia acima e a parede de vidro na área social abaixo. A iluminação adicional é introduzida através de faixas de led nas laterais das prateleiras e no teto.
O banheiro é dividido em quatro áreas. A primeira é a banheira e a pia, a segunda é o box de vidro, depois o vaso sanitário e por fim a sauna Baufritz.
Assim como a área social no térreo, a área da piscina conta com materiais de construção autênticos para criar um charme alpino, embora de alta tecnologia. Adoro o detalhe da luz do galho que percorre toda a extensão da parede e a escada de toalha que leva ao espaço acima do banheiro.
Como cada zona do banheiro é separada, os espaços podem ser usados simultaneamente, o que é conveniente em uma família com crianças.
Se por acaso o banheiro do andar de cima não estiver disponível, o banheiro de hóspedes do andar de baixo está totalmente equipado com vaso sanitário, pia e box amplo.
O quarto principal adiciona um pouco de design industrial à estética alpina por meio das luminárias pendentes da mesa de cabeceira e de suas bobinas de cabo.
Os quartos infantis usam todos os espaços disponíveis na horizontal e na vertical. Dando às crianças não apenas um lugar para dormir e brincar, mas também um lugar privado para estudar.
Os quartos das duas crianças têm janelas altas para privacidade e para liberar mais espaço utilizável na parede.
Os três quartos têm acesso ao exterior através das duas varandas.
Este Alpenchic Smart Home não é apenas o primeiro edifício com certificação Minergie-A-ECO na Alemanha, mas também recebeu um certificado de saúde sentinela. Uma de suas características adicionais é uma mini adega sob a casa, feita de concreto reciclado de acordo com critérios de certificação. Na cave existe uma estação de tratamento de água potável. É realmente uma verdadeira casa inteligente projetada não apenas para conservação de energia, mas também para um ambiente de vida saudável.
Alpenchic casa inteligente por Baufritz.
Arquiteto Georg Schauer