Materiais contemporâneos e sustentáveis, o aço e o vidro estão bastante presentes em projetos que visam a tão buscada atualmente interação entre homem e natureza
O conceito de integração na arquitetura de edifícios nunca sai de pauta. Ambientes integrados e casas integradas com o exterior garantem mais dinamismo ao projeto arquitetônico e proporcionam mais vínculo entre as áreas e os moradores.
Alguns elementos facilitam essa integração, como o aço e o vidro. Esses dois materiais estão muito presentes em projetos focados na integração de ambientes e na sustentabilidade.
Vidro em projetos arquitetônicos
O vidro é um material muito usado em diferentes áreas, inclusive na construção civil e arquitetura. Ele possibilita visibilidade, segurança e interação entre os meios externo e interno.
Ele pode estar presente em guarda-corpos, fachadas, esquadrias e divisórias, por exemplo, além, é claro, de compor as paredes de um cômodo. Todas essas aplicações garantem a integração de diferentes ambientes e até mesmo com o externo.
Ele pode sair mais barato que a alvenaria. Além disso, ajuda a poupar o uso da eletricidade em ambientes internos, já que até certa hora do dia as paredes de vidro possibilitam o uso da luz natural, ao invés de energia elétrica.
Aço: material tendência em edificações
Cada vez mais, o aço é utilizado em projetos arquitetônicos. Algumas edificações o usam como o principal elemento, que pode ser usado de diferentes formas, e isso não apenas em grandes construções comerciais, mas também em projetos simples residenciais.
O aço imprime um aspecto moderno e despojado para a arquitetura, o que já indica ser este um material tendência.
Ainda, apostar nele como elemento focal na construção dispensa grandes quantidades de areia, brita, cimento e outros materiais, tornando o projeto mais eco-friendly e até mais econômico. Ele também pode ser o elemento estrutural que vai receber o vidro como material complementar, como no caso de paredes de vidro estruturadas com aço.
Projetos com aço
- Residência MCC / Andrade Morettin Arquitetos Associados
No meio de São Paulo, selva de pedra, a Residência MCC investiu em integrar o interno e o externo com maestria de diferentes maneiras, como, por exemplo, inserindo elementos comuns a áreas abertas, como árvores, em ambientes fechados.
A estrutura da casa é feita com vigas de aço contínuas, o que dá o aspecto de continuidade característico do conceito da integração na arquitetura. E ainda faz parecer que a casa paira sobre o jardim.
Ela possui muitas paredes e esquadrias de vidro, e conta bastante com o elemento vegetal, com arbustos, plantas e árvores dentro e fora de casa.
- Casa Torto / Taguá Arquitetura
A residência localizada em Itu (SP) é uma obra pré-fabricada e sustentável. O vidro e o aço são os materiais mais presentes e chamam atenção pela simplicidade e interação que criaram entre os diferentes cômodos da casa.
O design é contemporâneo e os materiais utilizados, como o aço e o vidro, citados anteriormente, e outros, como a madeira, ficam sempre aparentes. Isso imprime a ideia de naturalidade e despojamento.
- Casa ARCA / Atelier Marko Brajovic
Paraty é uma cidade com muita natureza preservada, e o projeto arquitetônico Casa ARCA apostou em transparecer essa característica do local. A casa é inserida em meio à natureza, valorizando o aspecto de pertencer àquele cenário.
Segundo o site de arquitetura ArchDaily, a casa recebeu o nome ARCA porque os moradores da região compararam a arquitetura da residência com um navio presente em meio à mata.
A estrutura é feita de módulos combinados de aço, alumínio e zinco. Esses módulos facilitam para quem quer algo dinâmico. Com uma máquina de solda e outros equipamentos comuns, é possível desmontar e montar a estrutura em outro local. Ainda, há paredes de madeira e de vidro, interagindo com a natureza do lado de fora.