Localizada em Jacarta, na Indonésia, a F+W House foi projetada por DP+HS Architects em torno de um corredor central criado com pisos e tetos de vidro que permitem que a luz natural flua pelo centro de cada um dos 3 andares. A casa usa o corredor central como passagem de circulação horizontal e vertical com quartos de cada lado em cada um dos 3 andares. Com o corredor localizado centralmente, a luz do sol ilumina passivamente a área sem janelas.
No térreo, o corredor é um longo vazio com as áreas de estar, jantar e cozinha de um lado.
A F+W House está localizada em um beco sem saída.
F+W House compartilha uma parede externa com seu vizinho.
Enquanto a lateral da casa divide uma parede com a vizinha, a parte de trás da casa tem vista para um espaço verde exuberante.
Uma sala de vidro privada e silenciosa no telhado oferece vista para o mar a alguns quilômetros ao norte.
A piscina situa-se no 2º andar, junto à zona social.
O teto da zona social foi projetado para se assemelhar às ondulações da água na superfície da piscina.
Uma seção espelhada acima do centro de mídia reflete as ondulações da água do teto, continuando o padrão no domínio vertical.
Do outro lado da área social está o corredor central com piso e teto de vidro. Há também saídas de ar no teto de vidro para exaustão de ar quente e ventilação cruzada.
Além de deixar a luz do dia entrar no centro da casa, o piso e o teto de vidro proporcionam vistas para os outros níveis.
No rés-do-chão, o corredor é mais confinado com portas que conduzem a quartos separados e mais pequenos. Como cada cômodo é completamente separado do corredor, os arquitetos da DP+HS foram capazes de criar um esquema de design diferente para cada cômodo.
O quarto principal apresenta seu próprio padrão de relevo exclusivo no teto. O padrão é decididamente geométrico, assim como o padrão em zigue-zague na cabeceira e as 6 gravuras quadradas no painel espelhado acima da cama.
Um segundo quarto tem um design mais abstrato em seu detalhe de teto com vazios cinza e positivos brancos.
Um terceiro quarto é “super” divertido com seu padrão de parede vintage.
O banheiro principal tem uma atmosfera mais calma, quase zen.
Um segundo banheiro “só para homens” é um design minimalista que contém apenas o necessário.
Uma sala de família aumenta o volume enrolando o papel de parede no teto.
O home theater aproveita um padrão de relevo profundo no teto para melhorar a acústica.
DP+HS Arquitetos
Fotografado por Mário Wibowa e DP+HS Arquitetos.
Com a melhoria das estruturas de vidro, cada vez mais arquitetos estão adicionando pisos de vidro aos seus projetos, alguns para criar um caminho para a luz do sol como nesta casa e outros para proporcionar vistas da paisagem e das praias abaixo, como nas casas empoleiradas na rochas projetadas para se espalhar. e em uma praia abaixo.
Fonte: www.trendir.com