An Der Achalm é uma casa contemporânea localizada em Reutlingen, Alemanha. Projetada por Alexander Brenner Architects, a casa fica em um terreno íngreme voltado para o sul, com vistas panorâmicas do vale e das encostas do norte correspondentes do outro lado. Projetado especificamente para aproveitar ao máximo as vistas panorâmicas, o An Der Achalm não faz grandes declarações, mas trabalha dentro da topografia do local, preferindo o cenário e as vistas do parque como o centro das atenções, e não a própria arquitetura.
O belo jardim paisagístico é complementado por uma escultura minimalista e altamente abstrata feita de aço inoxidável e colocada sobre uma base de concreto.
Uma estrada de acesso rebaixada foi incorporada ao terreno, curvando suavemente a encosta antes de chegar a uma entrada de paralelepípedos que funciona como uma grande praça.
A paisagem bem cuidada dá a impressão de caminhar por um parque na subida da estrada de acesso.
A sinuosa estrada de acesso estreita-se e continua em torno da casa atravessando a encosta, antes de chegar ao 2º nível, que fica ao nível do solo do lado norte.
O canto nordeste é onde o banheiro do quarto de hóspedes está localizado e uma grande banheira de imersão oferece vistas através da janela do canto.
Um terraço no lado oeste se conecta ao jardim norte, enquanto degraus lentos o conectam ao terraço sul.
Este terraço superior é completado por uma lareira exterior integrada na parede da casa, sob um grande beiral de telhado. Esta seção do terraço está conectada ao spa da casa.
O terraço sul e a piscina adjacente estão posicionados entre a casa e a Piazza.
O acesso ao terraço da piscina faz-se através de uma tranquila zona de leitura ligada à sala de estar ao lado.
A sala acede ao terraço sul através de uma parede de vidro deslizante.
Uma lareira moderna junto ao envidraçado define uma zona mais intimista.
Atrás da sala de estar há um corredor que se conecta às áreas de jantar e cozinha na parte oeste da casa.
O corredor de volume duplo é forrado com armários de armazenamento e termina em uma escada curvilínea que leva a um mezanino que cria uma seção de um andar no corredor.
Um único assento confortável e uma mesa lateral em balanço no corredor fornecem um lugar para descansar.
No andar de cima estão os quartos privados, incluindo o spa.
Alexandre Brenner Arquitetos
Fotografado por Zooey Braun
Projetar uma casa para aproveitar ao máximo o ambiente natural e as vistas pode não produzir o design mais empolgante, mas permite que os proprietários aproveitem o melhor que uma casa tem a oferecer quando se trata de conectividade com o exterior. Esta casa de vidro e aço da montanha era tão sensível ao seu entorno que foi projetada em torno de rochas erráticas glaciais.
Fonte: www.trendir.com